metropoles.com

Mãos ao alto. Playmobil vende brinquedo que simula assalto a posto de gasolina e a banco

Na época do lançamento, em 2013, houve campanha nos Estados Unidos para tirá-lo de circulação. Mas as imagens da embalagem voltaram a circular nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

playmobil4
1 de 1 playmobil4 - Foto: null

Ser “assaltado” em postos de combustível faz parte da rotina dos brasilienses. No fim de novembro, a Polícia Federal descobriu que a gasolina era 20% mais cara do que deveria ser por conta de um cartel que atuava há duas décadas no Distrito Federal. O assunto não é brincadeira, mas a Playmobil parece acreditar que sim.

A marca lançou uma coleção polêmica. Os brinquedos da linha “Ação na Cidade” têm entre os bonequinhos um ladrão mascarado, que assalta outros personagens em um posto de combustíveis e rouba um banco.

20151216061924

 

O produto é destinado a crianças de 4 a 10 anos e é vendido em várias lojas de Brasília por R$ 342,99. O ladrãozinho aparece com uma arma em punho roubando barras de ouro e notas em um caixa eletrônico. O produto é distribuído no Brasil pela Sunny Brinquedos.

À época do lançamento, em 2013, houve campanha nos Estados Unidos para tirá-lo de circulação. “É terrível saber que os jovens estão expostos a imagens como essas. Um brinquedo assim passa uma mensagem completamente errada”, protestou o porta-voz de um grupo contra armas e crimes, Bryan Danny, no jornal “The Sun”.

20151216061925 (1)
A fabricante de brinquedos alemã, responsável pelo Playmobil, na época, afirmou que o brinquedo incentiva as crianças a “imaginar, inventar e criar”.

playmobil4

 

Em nota, a empresa defendeu a comercialização do desenho:

Nós da Sunny Brinquedos sabemos que é por intermédio do brinquedo que é possível promover afetividade, estabelecer laços emocionais e compreender a dinâmica interna que transcorre a ligação entre as pessoas. Com um repertório verbal ainda em construção, é pela organização das cenas com bonecos, por exemplo, que a criança consegue demonstrar e expandir suas peculiaridades emocionais. Por isso, vale ressaltar que  a coleção Playmobil Polícia faz parte de um portfólio com mais de 20 itens da linha Playmobil. O brinquedo é um clássico desde o surgimento do Playmobil em 1974.

O Playmobil é um excelente exemplo de brinquedo que ajuda no processo evolutivo das características de percepção das crianças. No momento que elas brincam os papéis sociais são definidos e evidenciam o espaço e as relações interpessoais em que vivem. A polícia é um órgão real que tem uma função social estabelecida, e é importante para a criança compreender de forma lúdica, a partir do brincar, as relações da sociedade em que ela está inserida. O jeito em que as crianças montam e organizam as cenas e situações com os bonecos e os acessórios expressam os valores transmitidos pela família e pela sociedade, construindo e absorvendo modelos de identificação ao longo do processo evolutivo.

Mas explicar e justificar a agressividade crescente das crianças apenas levando em consideração estímulos externos, sejam brincadeiras de guerra, videogames ou filmes de super-heróis, é uma maneira simplista de olhar um tema complexo, além de retrocesso à ciência do comportamento, que já comprovou que criança nenhuma fica violenta apenas por brincar de polícia e ladrão. 

Brincadeiras  que explicitam o bem e o mal sempre existiram, e sempre vão existir. A criança precisa destruir e recriar o mundo, e brincar com instrumentos simbólicos, faz parte da evolução normal e saudável de todo o indivíduo.

Atenciosamente,

Sharon Czitrom, diretora de marketing da Sunny Brinquedos

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?