Hoje é o Dia Mundial da Selfie

O autorretrato contagiou a todos, do papa Francisco ao ex-presidente norte-americano Barack Obama

atualizado 21/06/2018 16:20

Hoje é o Dia Mundial da Selfie. A data foi criada em agosto de 2013, quando o termo “selfie” foi inserido no dicionário Oxford da língua inglesa e eleito como a palavra do ano.

A novidade do autorretrato, que, com o aumento de smartphones com câmeras frontais contagiou a todos, do papa Francisco ao ex-presidente norte-americano Barack Obama, fez crescer também a vontade de aparecer e se fotografar a qualquer custo, mesmo colocando a vida em risco.

Várias pessoas foram “vítimas de selfie”: caíram nos trilhos de estações, escorregaram em precipícios ou morreram em acidentes de carro enquanto se preocupavam em tirar uma foto boa e esqueceram de cuidar de si mesmas. Com isso, a selfie começou a ser vetada. No último Festival de Cannes, a curadoria baniu esse tipo de foto.

Já a necessidade obsessiva de postar selfies deu origem ao termo “selfite”, novo distúrbio mental publicado em estudo de dezembro de 2017 pela Nottingham Trent University.

A rede social Instagram, onde tantas selfies são postadas, chegou à marca de 1 bilhão de usuários. O CEO da empresa, Kevin Systrom, anunciou uma novidade no aplicativo, nessa quarta-feira (20/6), em evento em São Francisco.

Os usuários poderão postar vídeos de até 60 minutos na plataforma a partir das próximas semanas. Serão chamados de lGTV, e Systrom enfatizou que qualquer pessoa poderá criar o seu canal. Competindo com o YouTube e com a televisão, o diferencial do lGTV é que os vídeos são gravados na vertical, “pensando em como você usa de verdade o seu celular”.

Últimas notícias