*

Se você frequenta academia há muito tempo ou costuma fazer suas corridas, já deve ter passado por fases de monotonia com a repetição dos exercícios praticados. Na busca por jeitos criativos e eficientes para manter a boa forma, os suecos inventaram uma prática curiosa de fitness: o plogging.

A palavra vem da junção de jogging (corrida) e do sueco plocka upp, ou pick up (catar ou pegar), definindo bem a prática: correr ao mesmo tempo em que recolhe lixo pela rua.

Na teoria, o lixo carregado adiciona resistência à corrida, e o ato de abaixar para pegar detritos e entulhos pelo percurso funcionaria como uma forma rudimentar de agachamento. Além disso, há o claro benefício ambiental de aliviar as ruas do excesso de sujeira.

No Instagram, a hashtag plogging mostra como o exercício vem, lentamente, ganhando adeptos em todo o mundo. No Brasil, a prática ainda não parece estar muito difundida. Se você ficou curioso para testá-la, e precisa de motivação, lembre-se: você estará fazendo um bem ao planeta e, ao mesmo tempo, cuidando do corpo.