Cinco apps para “sextar” com os amigos na quarentena

Tecnologias ajudam amigos a manterem reuniões durante isolamento. Confira as funcionalidades de algumas delas

O final de semana chegou, mas, pelo menos por enquanto, o tradicional #sextou terá de ser celebrado de maneiras diferentes. Com as determinação de distanciamento social e o fechamento de bares, restaurantes e baladas, não será possível abraçar e dividir a mesa com amigos. No entanto, alguns recursos tecnológicos têm dado uma forcinha para quem não abre mão de estar junto de quem gosta.

Nesses últimos dias, plataformas de videoconferência ganharam destaque e algumas até chegaram a liberar pacotes pagos para facilitar a comunicação dos usuários durante a pandemia da Covid-19.

A personal trainer Morgana Rimoli começou usando o Whatsapp para fazer chamadas de vídeo com até quatro pessoas. No entanto,  ouviu falar sobre o HouseParty e resolveu baixar. Agora, só usa a nova descoberta. “Eu amei. Além de conversar com mais pessoas, tem vários jogos de adivinhação, desenho, forca… Nos divertimos muito”, afirma.

Nos últimos dias, fotos na mesa do bar têm sido substituídas nos feeds do Instagram por imagens como a compartilhada por Morgana nas redes sociais. As amigas não abriram mão de se reunir com frequência, mas, no período de isolamento, farão isso por meio de aplicativo

Quer descobrir qual o melhor app para se manter perto dos amigos? Metrópoles elencou cinco opções gratuitas e explica as principais funções de cada um:

1. House Party

O aplicativo mencionado por Morgana tem ganhado muitos adeptos no Brasil. Os grandes destaques são a oferta de jogos para interação entre usuários e o compartilhamento de tela, que permite que amigos assistam à TV juntos, por exemplo. O app é gratuito e aceita chamadas com até oito participantes.

2. Zoom

Com as novas rotinas de encontros e home office, o Zoom Cloud Meetings tornou-se um dos aplicativos mais baixados nas stores do Google e da Apple.  Na  versão gratuita para Android e IOS, é possível fazer videoconferências de duas até 25 pessoas por, no máximo, 40 minutos. Depois disso, a sessão é encerrada e será necessário enviar um novo convite aos participantes para recomeçar.

3. Skype

Uma das aplicativos mais conhecidas em todo o mundo, o Skype, é gratuito e disponível para IOS, Android e Windows. Nele, é possível fazer reuniões com até 10 integrantes e utilizar recursos como ativação de legendas e desfoque da tela de fundo.

4. Whatsapp

Por meio do aplicativo, é possível realizar calls privados com até quatro pessoas. A ferramenta permite que você adicione novos participantes mesmo com a chamada já em andamento e que transforme uma ligação de vídeo em chamada telefônica sem ter que reiniciar a conversa.

5. Netflix Party

E que tal marcar um cineminha com os amigos, mesmo em isolamento? Quem assiste a programação da Netflix pelo computador pode instalar no navegador Google Chrome uma extensão chamada Netflix Party, disponível na Chrome Web Store, e compartilhar as maratonas com alguém. Basta que a outra pessoa também tenha o software instalado.

Além de sincronizar a reprodução dos vídeos nos computadores de duas ou mais pessoas, o aplicativo oferece um campo de bate-papo.