Casais que bebem juntos permanecem juntos, diz estudo

A pesquisa avaliou casais acima dos 50 e percebeu: os que tinham relacionamentos mais saudáveis bebiam ou abdicavam da bebida juntos

Segundo um estudo publicado pelo “The Journals of Gerontology Series B: Psychological Series”, casais que consomem bebidas alcoólicas juntos sentem menos negatividade nos relacionamentos. Os resultados são ainda mas significativos quando avaliam as mulheres.

A pesquisa avaliou casais acima dos 50 e percebeu: os que tinham relacionamentos mais saudáveis bebiam ou abdicavam da bebida juntos.  Quando apenas um consumia álcool, causava atrito no relacionamento. A insatisfação era ainda maior nas mulheres.

“Não temos certeza de por que isso ocorre, mas pode ser que os casais que têm mais tempo livre para atividades juntos têm um relacionamento melhor”, disse a Kira Birditt, uma das responsáveis pelo estudo, à Reuters.

No entanto, a pesquisa ressalta que não é porque eles são mais felizes que não têm problemas. Entre as pessoas mais velhas, a bebida se torna uma grande questão para o casal. Além disso, 20% dos homens e 6% das mulheres entrevistadas disseram ter problemas com bebidas.

O estudo entrevistou 4.864 casais, sendo que 2.767 estão juntos por cerca de 33 anos — dois terços desse número estão no primeiro casamento.