Pessoas que antecipam as decorações de Natal são mais felizes do que aquelas que deixam para última hora. De acordo com o psicólogo Steve McKeown, em entrevista ao portal Unilad, enfeitar a casa com luzes, árvores natalinas, bolinhas vermelhas e outros itens em novembro é um sinal de felicidade e alegria.
“Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de se associar a coisas que as deixam felizes, e as decorações natalinas evocam fortes sentimentos da infância”, comentou o especialista.
McKeown explicou que as decorações natalinas funcionam como uma “dica visual” para lembranças felizes, assim, ter contato com enfeites da época mais cedo estenderia essa emoção. Pessoas que costumam não se planejar para a data, provavelmente, não sentem afeto pela comemoração.

A pressa em enfeitar a residência tem correlação com o sentimento de nostalgia e de transparecer fraternidadeJacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Neste ano, o Natal cairá numa sexta-feiraJacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

As decorações natalinas funcionam como uma "dica visual" para lembranças da infância ou de outros momentos felizesJacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Além disso, o psicólogo afirmou que a ansiedade em torno do Natal pode estar relacionada com a vontade de mostrar-se como uma pessoa amigável para a comunidade. Um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology revelou que, devido aos dias 24 e 25 de dezembro remeterem à sensação de união e fraternidade, as pessoas tendem a decorar os ambientes para se “integrarem às atividades sociais do bairro”.