metropoles.com

Shakira é acusada de fraude fiscal pela promotoria de Barcelona

Cantora teria sonegado 14,5 milhões de euros em impostos e ocultado sua renda por meio de rede corporativa baseada em paraísos fiscais

atualizado

Compartilhar notícia

Simone Joyner/Getty Images
Shakira
1 de 1 Shakira - Foto: Simone Joyner/Getty Images

A cantora colombiana Shakira foi acusada, nesta sexta-feira (14/12), de sonegar 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 63 milhões) em impostos após mentir sobre o lugar em que reside. Morando na Catalunha entre 2012 a 2014, a artista alegava que vivia nas Bahamas.

De acordo com o portal UOL, Shakira teria ocultado sua renda por meio de uma rede corporativa baseada em paraísos ficais. Agora, o Ministério Público de Barcelona pede que a artista seja investigada, podendo pagar uma multa equivalente à soma dos valores sonegados mais um terço, um total de 19,4 milhões de euros (US$ 22 milhões).

0

Além da artista, a denúncia envolve seu meio profissional, como seu contador nos Estados Unidos. Contudo, o decreto não tem perspectivas de qual teria sido a participação dele nos trâmites da cantora.

Ainda conforme o MP, Shakira “canalizou os movimentos de capital gerados com sua atividade profissional através de empresas domiciliadas nas Ilhas Virgens Britânicas, nas Ilhas Cayman, em Malta, Panamá e Luxemburgo”, portanto escondendo sua real renda. Assim, a cantora utilizou essa rede de empresas “com o desejo de evitar o pagamento de impostos”.

Segundo a revista Veja, a assessoria de Shakira negou as acusações na semana passada, quando a ação foi deflagrada. “Shakira cumpriu com suas obrigações tributárias e não deve nada ao governo espanhol. A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha, e quase 90% de sua renda vêm de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais”, informou.

Compartilhar notícia