metropoles.com

Confira cinco dicas para cuidar dos pets neste verão

O sorvete de ração é uma ótima opção para refrescar o cachorro no período mais quente do ano

atualizado

Compartilhar notícia

WhatsApp Image 2019-01-11 at 14.36.23
1 de 1 WhatsApp Image 2019-01-11 at 14.36.23 - Foto: null

Com a chegada da estação mais quente do ano, a temperatura aumenta e os seres de quatro patas sofrem com o calor. Por isso, donos de pet devem ter cuidado redobrado para evitar a desidratação, queimaduras nas patinhas e infestação de pulgas e carrapatos.

Segundo a veterinária Karina Mussolino, durante o verão aumenta em 30% os casos de hipertermia, quando a temperatura do corpo do animal se eleva, com risco de a pressão e causar uma parada cardíaca.

Desse modo, tudo que suavize os esfeitos do calor é fundamental. A especialista recomenda fazer um sorvete de ração, colocar petiscos na geladeira e deixar os animais mais à vontade nesses meses.

Confira abaixo cinco dicas para melhorar a vida dos pets nesta estação:

1. Sorvete de ração 
A alimentação do bichinho deve ser mantida normalmente, com ração balanceada. É importante deixar o pote sempre à sombra e retirar as sobras para evitar deterioração. Para seu cachorro não morrer de calor, ofereça um sorvete de ração.

2. Passeios
Os melhores horários para passear são entre 6h e 10h e após as 17h. Os donos devem manter os bichos longe do asfalto quente, sob risco de sofrerem queimaduras sérias nas patas. Quando perceber que o animal está ofegante, é interessante parar num lugar fresco, oferecer água e borrifar um pouco pelo corpo dele.

3. Filtro solar 
O protetor solar não é importante apenas para os humanos: é de extrema relevância usar nos animais. O filtro específico para os pets deve ser utilizado nos focinhos, extremidades das orelhas e barriga para evitar câncer. Os animais que mais se prejudicam são os de pelagem clara, como o pit bull, maltês, boxer branco, staffordshire e whippet.

4. Vacinação em dia
Como no verão há mais contato entre os pets, devido aos passeios, além do período de chuvas, que traz o risco de leptospirose, é fundamental que a vacina esteja em dia.

5. Doença da praia 
Para quem vai viajar para o litoral com a família nestas férias, é necessário se prevenir contra a dirofilariose. Quando o bicho é picado, o mosquito transmite parasitas que se instalam no coração dos animais, ocasionando lesões e até insuficiência cardíaca. É recomendável procurar um veterinário para a indicação de vacina ou uso de vermífugo.

Compartilhar notícia