*

É tempo de Copa do Mundo. O período envolve muita torcida, eventos, comemoração e alegria. O ambiente fica recheado de opções de petiscos calóricos, bebidas e doces. As ofertas vão de cerveja e drinques até fast-food e feijoada. Saiba que é possível torcer sem prejudicar tanto a saúde e ficar com peso na consciência.

Segundo a nutricionista Enaile Arrais, os excessos podem gerar um desequilíbrio na rotina alimentar, abrindo espaço e desejo por cada vez mais aperitivos e bebidas, propiciando possível compulsão por comer.

“Quando se trata de um acontecimento isolado, repetido poucas vezes, não há problema. A dificuldade, no caso da Copa do Mundo, é que o torneio conta com vários jogos e por um tempo relativamente grande, exigindo mais atenção e cuidado”, afirma a especialista.

Entre os erros mais comuns, Enaile aponta a possível troca de refeições normais por petiscos consumidos durante os jogos. “Siga sua alimentação regular e, na hora da partida, procure não exagerar na bebida, pois o álcool também é bastante calórico – em 1 grama, há 4 calorias. Vale ainda intercalar os drinques com muita água”, indica.

Evitar frituras e enlatados também é uma boa sugestão para os dias de festa. “Eles podem ser substituídos por snacks assados de legumes variados, petiscos de carne grelhada e pipoca (rica em fibras) sem muito sal ou churrasquinho de frango e carne”.

E a cerveja, engorda muito? Sim. “Além da presença do álcool, que é muito calórico, ela também tem a cevada na composição e, como todo carboidrato ingerido em alta quantidade, poderá resultar em inchaço e aumento do peso”, orienta.

Foto: iStock

Confira 10 dicas para não pisar na bola com a dieta durante a Copa do Mundo:

1 – Procure “fugir” da rotina alimentar apenas no horário do jogo;
2 – Faça todas as refeições cotidianas normalmente, inclusive em dias de partida;
3 – Escolha aperitivos sem frituras e excesso de carboidratos para acompanhar os jogos;
4 – Intercale a ingestão de bebidas alcoólicas e a de água;
5 – Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool também é bastante calórico;
6 – Não deixe a rotina de atividade física de lado: faça o seu exercício normalmente nos dias dos jogos e fique atento ao horário de funcionamento da academia, caso frequente alguma;
7 – Se comer além do normal durante os jogos, não deixe que isso atrapalhe sua rotina alimentar nos dias seguintes. Volte ao normal assim que terminar todas as comemorações;
8 – Consuma muito líquido também nos dias sem celebração, para evitar a desidratação causada pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em carboidratos e gorduras;
9 – Use e abuse dos chás, sucos e alimentos desintoxicantes nos dias subsequentes aos jogos, para amenizar o efeito do álcool: salada verde-escura, brócolis, suco verde e chás (verde, de moringa e de hibisco);
10 – Curta e vibre muito em toda a Copa, mas com controle, equilíbrio e moderação na alimentação!

Veja três receitinhas para comidinhas leves:

 



COMENTE

 
atividade físicavida saudáveldietascopadomundo2018

Leia mais: Bem-Estar