Parou de emagrecer? Veja como manter o ritmo de forma saudável

Especialista ensina dicas importantes para quem quer perder medidas sem abrir mão da saúde

atualizado 07/10/2021 10:18

Getty Images

Depois de aderir a uma rotina saudável com exercícios e alimentação saudável, você começou a alcançar seus objetivos de perder peso. Contudo, com o tempo, mesmo mantendo a rotina, seu ritmo de emagrecimento ficou estagnado. Se identificou com a situação? Ela é mais comum do que parece.

No entanto, ao contrário do que muitos insistem em defender, o emagrecimento não tem fórmula mágica. Para reduzir medidas de forma efetiva, um processo lento e constante — com mudanças sustentáveis a longo prazo — é um caminho certeiro.

0
Seja paciente

É natural observar uma perda de peso bem rápida, seguida de um processo de estagnação, como explica a nutricionista Taub-Dix. De acordo com a especialista, a resposta não está em dietas extremamente restritivas e no corte drástico de calorias.

“Você não precisa ser mais rígido, precisa ser mais paciente”, defendeu, em entrevista ao portal Insider.

Concentre-se em alimentação saudável, e não em dietas

A conta para quem quer perder peso começa por comer menos do que você gasta, o chamado déficit calórico. Uma ferramenta útil é a ingestão de proteínas, um macronutriente que consome mais energia para digerir do que carboidratos ou gordura, e pode fazer com que você se sinta saciado por mais tempo.

Dieta rica em ômega 3 reduz risco de Alzheimer, câncer e artrite reumatoide

Para manter a saúde em dia, também é importante ter um equilíbrio de alimentos nutritivos, como frutas e vegetais, fontes de proteína e fibra, além de alimentos que você gosta e dos carboidratos saudáveis.

“A dieta é um modo de vida, não um peso na vida. Ela precisa ser sustentável”, aconselhou a nutricionista.

Faça caminhadas

Nem só do treino na academia vive a atividade física. Encontrar maneiras agradáveis ​​de movimentar o corpo também pode aumentar a perda de peso. Por isso, nem sempre adianta aumentar a rotina de exercícios indoor, o que pode, na verdade, causar esgotamento.

Em vez disso, opte por alternativas de baixo impacto que sejam prazerosas, como uma caminhada, andar de bicicleta ou dançar.

mulher correndo na praia
Fazer atividades físicas ao ar livre é sinônimo de bem-estar
Durma o suficiente

Entre os pilares para o emagrecimento e o ganho de massa magra, uma boa noite de sono é fundamental, e costuma ser subestimado. O período de descanso faz uma diferença enorme nos resultados.

A falta de sono crônica pode retardar a perda de peso ao aumentar o apetite, resultando em uma alimentação desregrada. Pouco descanso também aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, também relacionado a sintomas como ganho de peso, fadiga e problemas digestivos.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Últimas notícias