Categorias: Bem-Estar

Exagerou na virada? Confira 5 dicas para aliviar a ressaca

Todo ano a história se repete. Você exagera nos brindes do Réveillon e, no dia seguinte, parece ter começado o novo ciclo com o pé esquerdo: sente muita dor de cabeça, desconforto e enjoo, sintomas clássicos da ressaca.

Neste 1º de 2020, o Metrópoles selecionou dicas para curar o mal-estar causado pelo consumo excessivo de álcool de maneira rápida e descomplicada. Confira:

Hidrate-se

O álcool tem efeito diurético no corpo e, por isso, as idas constantes ao banheiro acabam causando algum grau de desidratação. A famosa dor de cabeça no dia seguinte, inclusive, costuma vir em função disso.

“O ideal é intercalar bebidas alcoólicas com copos d’água durante toda a noite para evitar os sintomas da ressaca. Se você não fez isso, entretanto, não se desespere. Hidratar-se na manhã seguinte também ajuda muito”, explica o gastroenterologista Adilon Cardoso.

“A água, principalmente a de coco, facilita a digestão do álcool e, consequentemente, alivia os sinais do mal-estar”, complementa o médico, afirmando que, apesar de clichê, esse é o truque mais eficaz da lista.

Ataque os carboidratos

Outra dica importante é alimentar-se adequadamente, pois assim o corpo consegue eliminar mais facilmente as toxinas produzidas no fígado pelo exagero do álcool.

Opte, por exemplo, por uma sopa rica em ácido fólico, vitamina C e enxofre. Essas propriedades colaboram com a limpeza do organismo e podem ser encontradas em verduras como couve e espinafre.

Alimentos ricos em carboidratos como massas, bolos e pães também são válidos. Eles são fontes de energia e farão você se sentir revigorado.

Dê uma passadinha na farmácia

Adilon Cardoso ainda garante que quem está sofrendo de ressaca pode recorrer a medicamentos como antieméticos (focados no combate ao enjoo) e analgésicos (ideais para o alívio da dor de cabeça). Portanto, passe na drogaria e monte o seu kit.

Não emende uma festa na outra

Prefira repousar para dizer adeus aos incômodos da bebedeira o quanto antes. Aproveite o tempo de relaxamento para, quem sabe, definir as metas do novo ano.

Prepare um chá de gengibre

Se nada disso surtir o efeito desejado, o chá de gengibre não te decepcionará. Ele combate o enjoo e é simples de fazer: basta ferver 750ml de água e e acrescentar 10g de gengibre fresco. Voilà.

Bruna Nardelli

Formada pelo Centro Universitário Iesb, fez parte da equipe de comunicação interna do Senado Federal. Atuou como repórter do site e da revista GPS|Lifetime, onde esteve à frente da coluna de Paula Santana. É vencedora do Prêmio Abracopel de Jornalismo e, atualmente, trabalha na editoria de Vida & Estilo do Metrópoles.

Últimas notícias

Morre João Paulo, ex-goleiro de Palmeiras e Grêmio

O ex-atleta teve complicações no esôfago e, durante muito tempo, batalhou contra o alcoolismo

5 minutos passados

Contra coronavírus, Saúde chama veterinários e mais 14 categorias

A decisão de incluir profissionais no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada nesta quinta-feira (02/04) no Diário…

5 minutos passados

Covid-19: “Não é isso tudo que estão pintando”, insiste Bolsonaro

Nova minimização do coronavírus ocorreu durante conversa com pastores, que pediram a abertura de uma linha de crédito para as…

6 minutos passados

Thiago Rodrigues bola cigarro suspeito em live com os fãs

O ator não se importou com a opinião dos seguidores e ainda fumou o cigarrinho

11 minutos passados

Juiz cita Bíblia e rapper ao dispor verbas do Fundo Penitenciário

Senivaldo dos Reis Junior anotou que a pandemia do novo coronavírus é "grave e exige o afloramento do maior sentimento…

13 minutos passados

CLDF avalia rever desconto em mensalidade escolar: caso a caso

Projeto foi aprovado em 1º turno pelos distritais e, portanto, ainda não está valendo. Especialistas alertam para inconstitucionalidade

15 minutos passados