Estudo sugere que tatuagens podem alterar seu desempenho na academia

Cientistas descobriram que a tinta pode alterar permanentemente a resposta das glândulas sudoríparas na região desenhada

Cobrir uma parte do corpo com uma tatuagem pode estar te impedindo de alcançar resultados na academia, sugere um novo estudo da universidade Alma College, em Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa concluiu que a tinta usada no desenho pode alterar a produção e a composição do suor.

As agulhadas injetam pigmento até a camada da derme na pele, exatamente onde se encontram a maior parte das nossas glândulas sudoríparas. Para analisar até que ponto essa “invasão” poderia alterar a maneira como suamos, os cientistas americanos recrutaram dez homens jovens com uma tatuagem em algum lugar da metade de cima do corpo. As reações ali foram comparadas à pele virgem do outro lado do corpo. Alguns desenhos eram recentes e outras haviam sido feitas há bastante tempo.

Para observar como a pele tatuada transpira, eles induziram a sudorese artificialmente com uma substância química. O suor de ambos os lados do corpo foi colhido 20 minutos depois e comparado.

Para surpresa dos pesquisadores, a pele desenhada dos voluntários produziu menos da metade da quantidade de suor do que a área lisa. Além disso, o suor formado nas glândulas com pigmento continha quase o dobro de sódio do colhido na área sem interferência.

O estudo foi pequeno e, segundo os pesquisadores, não significa que a tatuagem impeça a transpiração, mas que a tinta talvez cause alterações permanentes na pele ou que a tinta bloqueie algumas glândulas sudoríparas. Como o suor é uma maneira de o corpo se resfriar, isso poderia ter algum impacto no desempenho de atletas.

Ao New York Times, no entanto, a autora do estudo Maurie Luetkemeier, professora de fisiologia integrativa e ciência da saúde na Alma College, afirmou que o mais provável é que o corpo se adapte como acontece nos casos de queimadura, e transpire mais pelas partes do corpo que não foram afetadas.

Se o estudo não te desanimou, segue uma lista de Instagrams para inspirar a sua próxima tatuagem:

1/7
1. Sean From TexasIlustrações dark e técnicas de tatuagem não convencionais. Esse é Sean Williams que atende em seu estúdio na Sunset Boulevard em Los Angeles. Ele constrói suas próprias ferramentas de trabalho e ficou famoso mundo afora graças a Tumblr e ao Instagram.
2. Daisy Watson Com a fama alcançada pelo Insta, podemos dizer que algumas dezenas de pessoas voam até Berlim para serem tatuadas por Daisy. Pelo trabalho dela podemos perceber o porquê!
3. David CoteCores, muitas cores e uma preferência por temas intergaláticos. O canadense David é formado em design gráfico, mas ficou entediado atrás de um computador e o resultado é isso aqui.
4. Pis SaroArtista da Crimeia que já acumula 490 mil seguidores no Instagram. Famosa por seu estilo botânico.
5. Keith Mccurdy A primeira celebridade ele tatuou? Rihanna. E não parou mais! Atende no estúdio Bang Bang em NYC e coleciona celebs: Adele, Justin Bieber, Kylie Jenner.
6. Taiom Artista made in Brasília, graduado em artes visuais na UnB, mas agora mora na Itália. Sempre com agenda cheia entre Europa e Brasil, procurado pelo seu estilo único e legião de fãs.
7. SashaArtista conquistou espaço com um estilo aquarela. Suas ilustrações parecem ter saído de um conto de fadas.