Categorias: Bem-Estar

4 técnicas para evitar desgaste físico e mental em voos longos

Viajar é um dos grandes prazeres da vida, mas enfrentar longos voos pode ser estressante. Além da maioria das poltronas das aeronaves ser desconfortável, passar muitas horas nas alturas afeta a saúde física e mental.

Quem afirma é Vivian Wolff, especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI).

“Nossa energia e motivação atingem o nível mais baixo durante a segunda metade do voo, quando já nos alimentamos, assistimos a alguns filmes e ainda não conseguimos dormir”, explica a profissional.

Pensando no conforto de quem enfrentará horas de voo neste fim de ano, Vivian formulou técnicas simples para garantir o bem-estar. Confira:

  • Levante-se do assento e apoie as mãos em uma das paredes do avião. Então, suba os calcanhares e estique os dedos dos pés. Faça esses movimentos enquanto balança o corpo para frente e para trás, focando toda a atenção nesse vai e vem. Repita cinco vezes. O exercício melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, evita a temida trombose;
  • Fique de pé. Faça uma respiração profunda e coloque os braços esticados acima da cabeça, como se fosse tocar o teto do avião. Ao inspirar, estique um pouco mais o braço direito acima da cabeça, como se fosse colher uma fruta bem no alto de uma árvore. Exale e traga o braço de volta. Inale e faça o mesmo com o braço esquerdo, sempre com consciência e presença. Repita por cinco respirações. O alongamento relaxa a musculatura, ativa a circulação e melhora a postura;
  • Lembre-se de respirar com consciência, levando sua atenção para o movimento do ar entrando e saindo do corpo. Chamar a atenção para isso regula a resposta ao estresse e melhora o humor;
  • Antes de entrar no voo, baixe alguma meditação guiada no celular que te ajude a controlar a ansiedade. Assim, você não ficará tão focado na aterrissagem e conseguirá aproveitar o trajeto.

Bruna Nardelli

Formada em jornalismo pelo Iesb, fez parte da equipe de comunicação interna do Senado Federal. Atuou como repórter do site e da revista GPS|Lifetime, onde produziu a coluna de Paula Santana. É vencedora do Prêmio Abracopel de Jornalismo e, atualmente, trabalha na editoria de Vida & Estilo do Metrópoles.

Últimas notícias

Amor de Mãe: resumo do capítulo desta segunda-feira (24/2)

Sinopse do capítulo da novela das 21h da Rede Globo

1 hora passados

Éramos Seis: resumo do capítulo desta segunda-feira (24/2)

Sinopse do capítulo da novela das 18h da Rede Globo

1 hora passados

Salve-se Quem Puder: resumo do capítulo desta segunda (24/2)

Sinopse do capítulo da novela das 19h da Rede Globo

1 hora passados

Malhação – Toda Forma de Amar: resumo desta segunda-feira (24/2)

Confira tudo o que vai acontecer na trama de Emanuel Jacobina

1 hora passados

Bolsonaro comemora 10 milhões de curtidas no Facebook

Marca foi atingida neste domingo e o presidente agradeceu aos seguidores. Ele passa o Carnaval no litoral paulista

3 horas passados

Cachorro da PM encontra litros de lança-perfume e entorpecentes

Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) encontrou 14 vidros da droga após abordar grupo de suspeitos

3 horas passados