Vitaminas podem ser importantes aliadas à beleza da pele

Veja quais alimentos tem os nutrientes essenciais para a beleza da derme

Nem só de cosméticos e tratamentos estéticos vive a beleza da pele. Passar protetor solar diariamente, fazer uma boa esfoliação de vez em quando, usar cremes e ácidos ajudam muito. Mas prestar atenção na qualidade de alimentação também é importante. Você já pensou como ela afeta o qualidade da pele e até o brilho do cabelo?

Dentre todos os nutrientes encontrados nos alimentos, as vitaminas ganham destaque, já que o consumo de algumas delas deixam a pele mais saudável e protegida da ação do tempo. Veja quais são as vitaminas importantes para pele e em quais alimentos você pode encontrá-las.

 

 

  • Benefícios: Essencial para a regeneração celular, a vitamina também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões. Também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.
  • Onde encontrar: Brócolis, cenoura, melão, espinafre e outros legumes e folhas verdes.


  • Benefícios: Todas as vitaminas do complexo B ajudam a controlar a oleosidade da pele e combater os sinais do envelhecimento, pois promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável. Ajuda também a aumentar a produção de energia. Sua ausência pode provocar lesões na pele e nos lábios, dermatite, entre outras inflamações.
  • Onde encontrar: O leite é a maior fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza. Laticínios, como queijo e iogurte, também são boas fontes. Intolerantes podem recorrer ao fígado, grãos e folhas verdes.


 

  • Benefícios: Alimento ideal para a saúde da pele. Estudo mostra que a ingestão de vitamina C mais elevada está associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Ela é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
  • Onde encontrar: Laranja, limão, abacaxi, kiwi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão.

 

  • Benefícios: A vitamina D não pode ser criada pelo nosso corpo de forma espontânea, é necessário tomar sol. Os raios UV do sol precisam penetrar na pele sem os fatores de proteção, de manhã ou a partir das 16 horas. A vitamina D é importante na eliminação da acne, luminosidade e na redução de linhas de expressão e manchas escuras.
  • Onde encontrar:  Salmão, ovos, queijo, grãos, cogumelos e atum.

 

  • Benefícios: Um dos mais potentes antioxidantes disponíveis para a pele, a vitamina E é capaz de excluir um dos mais perigosos tipos de radicais livres que existe, o chamado radical peróxido. Ele protege a pele contra a radiação solar, as toxinas da poluição, o frio e o calor excessivo e ainda contra a fumaça do cigarro. Um dos maiores beneficiados é o colágeno que na presença de vitamina E se mantém íntegro e forte, além da elastina e do ácido hialurônico.
  • Onde encontrar: Alface, agrião, espinafre e couve, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas.

 

  • Benefícios: A vitamina K auxilia no controle da coagulação do sangue e no sistema circulatório que são as principais causas das olheiras. Além disso, enrijece a pele em torno dos olhos, engrossando-a e atuando como um escudo protetor das veias e também varizes.
  • Onde encontrar: couve, pepino, espinafre, acelga, brócolis e aspargo.