Oito cuidados diários para chegar aos 30 anos com a pele perfeita

A dermatologista Joana Costa listou hábitos prejudiciais para a sua cútis que, muitas vezes, você nem percebe estar fazendo

Você, com certeza, já ouviu falar de, pelo menos, um item desta lista. E, provavelmente, não está preocupada ou seguindo corretamente os hábitos diários que precisamos ter com a pele – principalmente, antes de completar 30 anos.

Além da questão estética, os cuidados são importantes para manter a saúde da cútis. “Eu aplico protetor solar todos os dias pela manhã”. Ótimo! Mas não é o suficiente para conter o tempo e a gravidade. É necessário considerar, ainda, as manchas e a prevenção do câncer de pele.

Não se assuste: a partir dos 25 anos, as pessoas perdem 1% de colágeno e elastina a cada aniversário.

Para te ajudar a começar uma nova fase de cuidados, a dermatologista Joana Costa listou oito hábitos prejudiciais para a sua pele que, muitas vezes, você nem percebe estar fazendo. Porém, tenha calma: ainda dá tempo de aprender os truques e continuar linda e saudável até os 30 anos e, por que não, além disso.

1. Tirar a maquiagem antes de dormir 
Muita gente tem preguiça e acredita não fazer tão mal assim, mas é durante à noite que as células da pele regeneram os estragos do dia a dia. Hoje em dia, existem demaquilantes funcionando como sabonetes e você não precisa lavar o rosto após a aplicação do produto. Quanto mais a gente coloca protetor, base, pó, blush, rímel, mais se acumula gordura e sujeira na face, entupindo os poros, deixando a cútis feia e opaca. O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia.

2. Ter uma boa noite de sono
Se você é daquelas pessoas que passam à noite em claro e não se preocupam em dormir direito, más notícias. Durante o repouso, o organismo se regenera, inclusive a pele, pois ela aproveita não estar lidando com a poluição e os raios ultravioletas do dia a dia. Uma boa noite de sono também previne olheiras profundas e escuras (se não for um caso genético).

3. Aplicar protetor solar mais de uma vez por dia
A verdade é dura e precisa ser dita: o efeito da proteção solar só dura três horas. Por isso, é importante reaplicar o produto, pelo menos, três vezes por dia. “Eu trabalho em escritório e estou protegido da luz”. Quanta ilusão… A luz de LED também é prejudicial e causa manchas e envelhecimento na pele. Está chovendo? Passe protetor. Os raios ultravioletas continuam ali. Se tiver tendência a melasma, precisa seguir essa dica com ainda mais esforço. Não esqueça das mãos, colo, braço e pescoço.

4. Tratamentos básicos
Faça peeling, limpeza e esfoliação com certa regularidade. É importante para tirar a pele morta e estimular uma nova, saudável e mais bonita. Os poros melhoram e as mudanças são visíveis. O peeling pode ser feito a cada três meses, a limpeza uma vez por mês (dependendo do paciente), e a esfoliação duas vezes por semana para quem tem a pele normal ou seca, e, uma vez por semana, para oleosas. Não esqueça de esfoliar o corpo também.

5. Beber água e se hidratar
Hidratação é fundamental para uma pele bonita. Beber de dois a três litros de água por dia ajuda muito a melhorar a cútis. Passar hidratante na área dos olhos auxilia a prevenir rugas e a parte escura da olheira. Epidermes oleosas também podem receber produtos específicos – não aumentando a oleosidade natural.

6. Limpar os pincéis da maquiagem
OK, entendemos a preguiça aqui, mas é importante. A limpeza vai evitar alergias a qualquer possível reação negativa. Quando os pincéis encostam no seu rosto, pegam bactérias, que retornarão para sua pele quando você usá-los de novo. Lavar com produtos específicos ou shampoos neutros, uma vez por semana, é suficiente para evitar infecções.

7. O açúcar é vilão
Além de fazer mal de mil maneiras diferentes para o nosso corpo, a sacarose também é um veneno para a nossa pele. Comidas de alto índice glicêmico, como pães e açúcares, estão relacionadas à acne, enquanto alimentos com baixo índice glicêmico, como frutas, não interferem nessa questão. O açúcar libera radicais livres, contribuindo para o envelhecimento da cútis, como a perda de colágeno e elastina. Não precisa cortar o chocolate. O cacau é antioxidante e pode ser consumido com moderação.

8. Procure um especialista
É clichê, mas é real. Somente um dermatologista vai poder indicar os melhores tratamentos e produtos para sua pele continuar jovem e saudável. Muitas vezes, seguimos rotinas de celebridades ou amigos com a cútis completamente diferente da nossa e isso pode piorar a situação. Cada caso é um caso.