metropoles.com

Homem com severas cicatrizes mostra resultado de peeling de fenol e viraliza; veja riscos

O peeling de fenol voltou a viralizar nas redes sociais devido às promessas de revolucionar a pele. Entenda os riscos do procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Peeling de fenol
1 de 1 Peeling de fenol - Foto: null

Um brasileiro viralizou nas redes sociais ao mostrar, por meio de um vídeo no TikTok, a evolução da própria pele após realizar um peeling de fenol. A filmagem, com mais de 23 milhões de visualizações até o momento, exibe imagens do rosto de João Castro nos 18 primeiros dias de procedimento. A publicação causou espanto na web.

Nas primeiras cenas, é possível ver João com severas cicatrizes de acne no rosto. Em seguida, o homem aparece com os olhos inchados e com a pele cheia de feridas em razão da intervenção estética. A face dele fica cada vez mais avermelhada e sensível, até o peeling começar a surtir efeito.

Pouco a pouco, João Castro exibe uma cútis totalmente diferente, sem manchas e linhas de expressão. O resultado chocou os internautas, que se assustaram com as etapas do procedimento. “Deu para ver que funciona, mas parece ser um procedimento bem doloroso”, comentou um seguidor do rapaz.

0

“Faz com a pessoa acordada?”, indagou outro. Um terceiro usuário ainda declarou: “Eu não teria coragem”.

Embora não seja uma novidade na indústria da beleza, o peeling de fenol ganhou destaque nos últimos anos. O motivo está na eficácia do procedimento, que diminui rugas, cicatrizes, manchas e flacidez, mas oferece um pós delicado. A técnica elimina sinais que não desaparecem com intervenções estéticas populares, a exemplo do botox.

Assista ao vídeo:

@joaoocastros Sonhos podem sim se tornar realidade. Você só precisa acreditar e lutar por isso. A fé e a persistência nunca decepcionam. #peelingdefenolprofundo #peeling #fenol #acne #cicatrizdeacne ♬ som original – Adriana senra

Riscos

Em entrevista anterior à coluna Claudia Meireles, do Metrópoles, a dermatologista Luanna Caires Portela explicou que o peeling de fenol é bastante agressivo. Por isso, ele deve ser executado no hospital — principalmente quando o procedimento é realizado sem modificações na fórmula do ácido —, com anestesia.

“Como ele atinge a camada mais profunda da pele, exames prévios devem ser realizados somente por médico, em centro cirúrgico. Porém, existem versões do peeling de fenol modificadas em que o pós é menos doloroso. No entanto, o resultado também é menor”, esclareceu a profissional.

0

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o especialista Gustavo Carneiro Nogueira acrescentou que a versão modificada do ácido eleva a segurança do tratamento e garante resultados mais personalizados. “Ela nos possibilita variar as concentrações da fórmula para atingir a profundidade desejada”, elucidou.

O tempo de cicatrização do peeling de fenol varia de nove a 14 dias, e a pele fica avermelhada por algumas semanas, como no caso de João Castro. Como a técnica é agressiva, determinados efeitos colaterais podem causar incômodo, a exemplo de dores internas e dificuldade em abrir os olhos.

A intervenção ainda exige disciplina do paciente, que deve seguir à risca diversas recomendações depois do procedimento para evitar infecções. A recuperação completa do rosto, vale ressaltar, pode levar até um ano e meio.

Contraindicações

Segundo os dermatologistas, o peeling de fenol é indicado para peles mais claras. O método pode ser feito em todo o rosto, em centro cirúrgico, ou em áreas específicas, como ao redor dos olhos e da boca, em consultório médico.

Os resultados do peeling de fenol podem durar mais de 15 anos

Assim como boa parte dos procedimentos estéticos, o peeling tem contraindicações. De acordo com Luanna Caires, o método não é recomendado para pacientes com:

  • Doenças autoimunes graves, cardíacas, renais e hepáticas;
  • Fototipo alto;
  • Propensão a cicatrizes queloidianas;
  • Diabetes não controlada;
  • Gravidez detectada ou em processo de aleitamento;
  • Infecções ou lesões recentes sobre a cútis;
  • Estresse físico ou mental grave.

“O peeling de fenol clássico é um dos procedimentos que proporciona resultado mais expressivo no rejuvenescimento e na melhora da textura da pele. No entanto, para quem prefere tratamentos menos invasivos, excelentes resultados também podem ser obtidos com outras tecnologias”, concluiu a dermatologista.

Compartilhar notícia