Com o fim do ano batendo à porta, chega o momento de se planejar para 2023. Que tal conferir quais serão as principais tendências de beleza para o ano que vem? O Metrópoles conversou com renomados profissionais da beauté e entrega, a seguir, as apostas dos especialistas.
Procedimentos estéticos
A esteticista Clarissa Dias, da clínica Volga Estética, explica que as intervenções de rejuvenescimento estão em alta. Entre os palpites da profissional, está o skinbooster. “O procedimento realizado com a dermapen [caneta elétrica de microagulhamento] estimula a produção do colágeno agregando, de imediato, mais jovialidade à pele, que fica hidratada e com aspecto macio”, inicia.
Segundo a especialista, o peeling químico foi queridinho entre as adeptas dos procedimentos estéticos este ano. E ele seguirá forte nos próximos meses. “O personagem principal de 2022 permanecerá com a corda toda em 2023, pois traz resultados surpreendentes com uma sessão. Ele clareia as manchas, rejuvenesce, controla a oleosidade e refina a pele”, ressalta a esteticista.
Para o corpo, Clarissa destaca a procura por intervenções com foco em emagrecimento. “A corrente russa associada ao ultrassom trazem grandes resultados na redução de medidas e na flacidez”, afirma a profissional.
Maquiagem
A maquiadora e visagista Jheny Bogler acredita que, no próximo ano, a maquiagem tenderá para um aspecto mais natural, no melhor estilo “nasci assim”. “É uma make embelezadora e leve, com pele glow, que traz viço e naturalidade”, conta.

“Outra supertendência é a ‘harmonização facial’ feita por meio da maquiagem, com contornos e iluminação. Podemos levantar as expressões, minimizar sinais de envelhecimento e trazer mais jovialidade. Para realizar essa técnica de forma eficiente, é preciso adequá-la às suas características faciais, que são únicas”, frisa a especialista.
Entre os palpites de Jheny, estão também as técnicas que deixam o olhar levantado, como o foxy eyes, esfumados e cílios ascendentes. “Essas técnicas trazem jovialidade, sensualidade e força para o olhar. Se isso é o que você deseja transmitir com a sua imagem, com certeza acertará em cheio”, recomenda Bogler.

No fim das contas, a praticidade é a grande aposta da profissional. “Acredito que tudo vai se encaminhar para uma preparação de pele minimalista. Tanto é que vários produtos já estão vindo com essa proposta de dermocosméticos para cuidados com a pele e maquiagem, como bases altamente hidratantes e máscaras que estimulam o crescimento dos cílios”, conclui.
Cabelo
O hair stylist Diego Cavalcanti aposta nos cortes desfiados e medianos para a próxima temporada. Quanto às colorações, o cabeleireiro confia nos contornos e efeitos naturais.

Belíssimo, não?Arquivo pessoal/Diego Cavalcanti

De acordo com o especialista, a franja curtain bangs será sucesso em 2023Reprodução/Instagram@mishti.rahman
Na opinião de Cavalcanti, os séruns noturnos que tem poder tratar dos fios a noite também vão vir com tudo.
Dermatologia
A médica pós-graduanda em dermatologia Tainara Soares Carvalho reitera que as tendências minimalistas são o futuro.
“Tanto para a beleza minimalista, em relação a procedimentos menos invasivos, quanto para skincare. Menos é mais, inclusive nos cuidados do dia a dia”, salienta a médica.
“Usar um bom sabonete facial e hidratante, além do filtro solar de forma regular, é suficiente para combater muitas das queixas de pele que vejo nos consultórios”, elucida Tainara.
“A prevenção é importante e começa desde cedo. Ao invés de preencher, vamos bioestimular. Ao invés de fazer um preenchimento local, cuide da pele. Bioestimuladores de colágeno são uma ótima opção”, encerra.