Arma contra o envelhecimento: descubra os benefícios da vitamina C

A substância elimina radicais livres, estimula o colágeno, protege a pele e pode até ajudar no clareamento de pacientes com melasma

A vitamina C é necessária para a saúde das pessoas. Sem a ingestão correta da substância, é comum adquirir uma doença chamada escorbuto, muito comum na época das grandes navegações, quando os marinheiros ficavam meses sem alimentação adequada e expostos ao sol. Os pacientes emagrecem, sangram facilmente, ficam cheios de manchas, percebem forte fadiga e podem até morrer.

Depois, foi descoberto que a vitamina C também atua na pele. A substância consegue eliminar os radicais livres e estimula o colágeno. “Quando a pessoa vai envelhecendo, a pele vai ficando mais delgada, mais fina, e acaba sofrendo mais com a ação da luz do sol. As células se degeneram mais rápido. A vitamina C também acaba protegendo o DNA celular e a pele dos danos solares”, explica o dermatologista Erasmo Tokarski.

Em alguns casos, a vitamina tem mais um benefício: diminui a produção de melanina e pode ajudar pacientes que sofrem com melasmas.

Segundo a dermatologista Cíntia Rocha, a substância é tão benéfica que pode ser usada em praticamente todas as faixas etárias, em todos os tipos de pele e até em gestantes. “O importante é ter cuidados com associações no mesmo produto e adequar o veículo (gel, creme, sérum) para cada paciente”, afirma.

Reações alérgicas e aumento na acne podem estar associadas ao produto. A indicação é procurar um especialista para decidir qual é o ideal para sua pele, mas uma boa dica é optar pelo gel ou sérum, que conseguem manter bem o pH de 3,5 necessário para que a vitamina C atue com maior eficácia. Confira alguns produtos que têm a substância na fórmula: