Aprenda 12 tratamentos de spa que podem ser feitos em casa

Você pode unir o útil ao favorável e se cuidar da cabeça aos pés sem sair do conforto do lar

Tirar um dia para se cuidar é essencial. Fazer tratamentos de spa em casa pode ser tão relaxante e embelezador quanto um dia em um lugar com o preço mais salgado. E, ao contrário do que possa parecer de cara, pode ser bastante simples.

Aproveite este domingo e veja algumas dicas para começar a semana de forma renovada. Prepare o ambiente, desligue o celular,  acenda umas velas, ligue um sonzinho relaxante ao fundo e entre no clima.

Cabelos 

  • Hidratação de uva para fios ressecados
    A fruta recupera a umidade e sela as cutículas dos fios, aumentando o brilho. Bata dez uvas roxas no liquidificador e reserve. Em uma panela, misture uma colher de sopa de aveia e meio copo de água. Cozinhe até ficar com consistência de mingau e deixe amornar. Acrescente às uvas roxas batidas ao mingau e uma colher de sopa de mel. Com o cabelo limpo e ainda úmido, espalhe a mistura nas pontas ressecadas. Deixe a máscara agir por 20 minutos, se preferir use uma touca térmica. Enxágue bem.
  • Hidratação de abacate
    Para cabelos mais hidratados e macios. Misture um litro de água com um abacate e uma clara de ovo. Passe a mistura em todo o cabelo massageando com cuidado. Depois, envolva os fios em uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos.

Rosto

  • Esfoliação
    Passe um sabonete esfoliante no rosto, com movimentos circulares. Enxágue e seque bem. Despeje dois litros de água fervente em uma bacia e adicione cinco gotas de óleo essencial de tea tree – um poderoso antisséptico e bactericida, segundo a aromaterapeuta Sâmia Maluf. Com cuidado para não se queimar, direcione o vapor para o rosto, cubra a cabeça com uma toalha e deixe por 15 minutos, para abrir os poros. Umedeça duas gazes nessa água, enrole-as nos dedos indicadores e pressione a pele, removendo as células mortas e os cravos que se soltaram com o vapor. Pingue uma gota de óleo essencial de tea tree em um cotonete e passe sobre as áreas mais afetadas.
  • Máscara de argila
    Em uma tigela, adicione duas colheres de sopa rasas de argila branca, seis colheres de sopa de água mineral e duas gotas de óleo essencial de sua preferência. Mexa até obter uma pasta homogênea e reserve. Em outra tigela, acrescente um litro de água mineral e uma gota de óleo essencial. Umedeça algumas gazes na mistura e coloque-as no rosto. Pincele a pasta de argila sobre as gazes e deixe a máscara agir por 20 minutos. Retire as gazes e limpe o rosto com um algodão embebido no restante da água com óleo.
  • Lifting facial
    Você vai precisar de uma clara de ovo e uma colher de sopa de amido de milho. Bata a clara em neves e depois acrescente o amido de milho. Misture até ficar homogêneo e aplique no rosto de duas a três vezes na semana, deixando agir por 15 minutos.

Corpo

  • Banho de leite Cleópatra
    Dizem que a rainha do Egito tomava banho de leite para deixar a pele mais macia. Anote aí como copiar o famoso tratamento: basta juntar, a um banho de imersão, de quatro a cinco copos de leite (quanto mais gordo, melhor o efeito) e, se quiser, para um resultado final ainda mais suave, uma colher de chá de óleo de jojoba. Depois de 30 minutos de imersão, tome um duche normal e terá uma pele macia e radiante.
  • Esfoliante corporal
    Misture cinco colheres de sopa de açúcar e cinco colheres de sopa de óleo de amêndoas, depois aplique no colo e corpo movimentos circulares e suaves para não machucar.
  • Massagem para combater celulite
    A cafeína diminui os nódulos de gordura localizada, então, prepare um café forte e reserve. Depois misture cinco colheres de sopa da borra com duas colheres de sopa de açúcar mascavo. Massageie o corpo, para ativar a circulação, depois, enxágue com água fria, delicadamente.

Mãos

  • Hidratante mãos de veludo
    Passe silicone ou vaselina sólida nas mãos e coloque luvas de borracha para fazer com que o creme e as mãos fiquem aquecidos. Deixe agir por 30 minutos e retire apenas o excesso do silicone. Você terá mãos bem mais hidratadas.
  • Hidratante para mãos
    Em um recipiente, misture ½ copo de azeite e ½ copo de açúcar até formar uma pasta homogênea. Aplique nas mãos, massageando suavemente. Depois é só retirar o esfoliante com a ajuda de água morna. No micro-ondas aqueça por pouco tempo ¼  de um copo com mel e aplique nas mãos. Peça ajuda a alguém para envolver as mãos com papel filme e deixe por 30 minutos. No fim, retire o mel com água morna.

Pés

  • Escalda-pés relaxante
    Você vai precisar de: ramos frescos de alecrim, folhas de louro, duas colheres de sopa bem cheias de sal grosso e água quente. Faça um chá bem forte com ramos frescos de alecrim e as folhas de louro. Coloque água quente em uma bacia, acrescente o chá e o sal grosso e aproveite. Se quiser, acrescente três gotas de óleo essencial de lavanda diluídos em duas colheres de sopa de óleo de amêndoas ou mel.
  • Escalda-pés energizante
    Você vai precisar de: quatro fatias de laranja, quatro paus de canela, um punhado de pimenta-do-reino em grãos, um maço de hortelã e água quente. Faça um chá bem forte com o hortelã, a canela e a pimenta. Despeje água bem quente numa bacia, acrescente o chá e coloque as fatias de laranja.