Evento digital gratuito mostra o que é tendência no design sustentável

O Café com Europa abre tradicional evento que, há 17 anos, promove uma viagem na diversidade histórica e cultural do velho continente

atualizado 10/05/2021 18:34

Getty Images

Com os universos reduzidos à vivência dentro de casa, todos os olhares se voltaram para o design e a arquitetura. A pandemia lançou luz sobre o setor, aliado às tendências mundiais de sustentabilidade — que surgem como uma obrigação, e não mais uma alternativa. Essa é a temática do Café com Europa, evento gratuito e digital que começa na próxima quarta-feira (12/5).

Guiados pelo tema Humano + Design + Natureza, serão dois dias de palestras e apresentação de cases voltados para uma abordagem internacional do assunto. Na programação, o evento conta com a participação de renomados designers e arquitetos brasileiros e europeus, trazendo o que é tendência, mas veio para ficar, no design sustentável.

O evento abre a 17ª edição da Semana da Europa, que contará com uma programação extensa entre os meses de maio a outubro e celebra os laços de amizade e o diálogo cultural entre o Brasil e o velho continente.

Inovação sob a ótica do design sustentável

O belga Lionel Jadot é um renomado arquiteto e designer de interiores e faz parte da lista de convidados do evento. Ele trabalha com objetos recuperados, quebrados, misturas de materiais e de épocas. Faz composições improváveis, que convidam para mundos sutis, fora do ritmo, no limite da realidade e que vão ao encontro do tema desta edição.

Aliado ao tema da sustentabilidade, o especialista foi o responsável por criar o conceito de “tempo estendido”, que desenvolve a ideia de prolongarmos a vida útil de materiais usados ou desatualizados e rebaixados produzidos há um determinado tempo sem que passem por destruição ou por um circuito de reciclagem industrial pesado em consumo de CO2 e energia.

“O conceito que estou perseguindo é integrar esse material em um curtíssimo-circuito que permite que ele seja usado imediatamente em uma nova criação, para dar a ele um novo veículo que permita cortar a estrada novamente sem passar por uma transformação profunda. É também colocar na aceitação estética de seu estado como ele é e sublimá-lo”, explica.

De acordo com Jadot, o principal desafio global que o design sustentável enfrenta é a construção. Durante sua participação no evento, o arquiteto vai trazer novas perspectivas sobre o cuidado com o meio ambiente nessa e em outras perspectivas.

Semana da Europa

De acordo com o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, o evento também faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado no último domingo (9/5), data da assinatura da Declaração de Schuman, considerada o início do que hoje é a UE.

0

Na programação, alguns dos eventos confirmados são o Seminário sobre Educação Midiática e Combate à Desinformação, Dia Europeu das Línguas (Speak Dating), Tours Virtuais, Mostra do Cinema Europeu. Veja outras atividades no site.

Últimas notícias