metropoles.com

“O mundo está ao contrário e ninguém reparou”

Nando Reis e Tony Bellotto (Titãs) vão alinhar as guitarras para tocar pelos índios, pelas matas e pela consciência ambiental, em show gratuito, na Esplanada

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
IMG_7402
1 de 1 IMG_7402 - Foto: Divulgação

O rock quer mudar o mundo. Está em sua gênese. Dos palcos, os gritos das guitarras sempre ecoaram por outra ordem que não a vigente. Talvez, por essa natureza contestadora, tantos astros sucumbiram (tão jovens…) pelo meio do caminho por não saber lidar com a face quase imutável de um planeta movido pelo poder político e econômico.

Nascidos da mesma matriz da rebeldia brasileira dos anos 1980, Nando Reis e os Titãs afinam os versos cortantes que vão ecoar, na Esplanada, no dia 10 de outubro, na quarta edição do Green Move Festival.

NANDO REIS – O Brasil parece que não gosta de si. O Brasil joga contra o Brasil. É absurda falta de consciência sobre o desmatamento para fazer pastagem. O país tem um número indecente de cabeça de gado por metro quadrado. E Belo Monte (a usina)? O desvio do rio, o impacto na biodiversidade, nos ribeirinhos… E os índios? Foram massacrados, são desrespeitados e humilhados.

TONY BELLOTTO – O Brasil trata as florestas e os índios com bastante descaso. Mas há muita gente boa empenhada em mudar essa situação.

Divulgação
Titãs: guitarras em defesa do clima global

Numa série de ações de conscientização, o Green Move Festival vai colocar, na ordem do dia, temas urgentes e abafados pelo barulho dos escândalos de corrupção. Ao lado do Jota Quest e da Orquestra Sinfônica de Brasília (a face mais pop das atrações), Nando Reis e Titãs vão soar as guitarras pela proteção das matas, dos índios e por uma posição protagonista do Brasil na defesa do clima global.

“O mundo está ao contrário e ninguém reparou”. Confira Nando Reis e Os Infernais interpretando Relicário

 

O pulso? Ainda pulsa…
Três décadas se passaram desde que o rock brasileiro virou trilha de novela das oito e embalou um dos maiores sucessos comerciais da indústria fonográfica. Ah, aqueles anos 1980, hoje embalsamados em festas temáticas, não foram em vão. Sem experimentar o mesmo boom, a cena rocker chega ao ano de 2015 amadurecida, diversificada e menos visível. A força, no entanto, pode ser medida pelos grupos que souberam envelhecer sem se tornar “escravos” dos antigos hits (mesmo que obrigatórios nos shows). O tempo fez bem a eles.

TONY BELLOTTO – O tempo, nosso aliado. Tanto é que estamos lançando um DVD de show inédito, com material de um disco relevante: o “Nheengatu”, que, aliás, é uma palavra indígena (que designa uma língua derivada do tupi-guarani). Como diziam os Stones: “Time is on my side…”.

NANDO REIS – O tempo é irreversível. Não sei se posso dizer que é um aliado, mas de certa maneira acho que sei lidar com isso. Minha carreira tem trajetória ascendente. E, talvez, um dos poucos benefícios do envelhecimento seja a consciência adquirida em relação ao trabalho. Gosto dos meus discos. Especialmente do que estou fazendo e será lançado no ano que vem. Vivo no presente, pensando e desejando. Desenhando? O futuro.

E Brasília, a capital que um dia foi do rock?
TONY BELLOTTO – Acho que Brasília continua bastante rock n’roll. Talvez o governo atual esteja dando uma brochada na galera, como no resto de todo o país. Mas o rock está agindo nos subterrâneos. Como diziam os Sex Pistols: “Never mind the bollocks!”.

Titãs em “A Face do Destruidor”, um clássico contra o crescimento desordenado

 

AGENDE-SE
Green Move Festival

Dia 9 de outubro
Seminário Compromisso Brasileiro com o clima global (Museu Honestino Guimarães)
Estandes de informação, oficinas Green, ecobrinquedoteca, BSB Verde, food trucks, DJs e cinema.

Dia 10 de outubro
16h – Orquestra Sinfônica de Brasília
17h – Nando Reis
20h – Jota Quest
22h – Titãs

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?