Aprenda a preparar o delicioso e saudável pudim de chia

A semente misturada com a aveia cria uma base nutritiva e gostosa: use a criatividade na cobertura

Sabe quando você descobre um ingrediente e pensa: “Nunca tinha visto algo do tipo, e de repente, ele está em tudo o que eu consumo”. A chia é assim, presente em sucos, saladas e até no pudim. Decidi experimentar e aprender mais sobre essa semente.

A chia é um grão bem pequeno, capaz de inchar com líquidos e virar uma espécie de gel (que muitos usam como substituto da clara do ovo, por exemplo). Ela tem mil funções nutricionais (não vou me prolongar, senão você vai achar que nesta temporada contratamos uma nutricionista) e é considerada um superalimento! Fonte de nutrientes poderosíssimos, tem fama de ajudar na saciedade, prolongando a digestão. Segundo especialistas, ótima opção para o café da manhã.

1/4
Ingredientes para o pudim de chia
Leite vegetal, aveia e amêndoas acompanham bem
Cobertura leva morango
Resultado delicioso e nutricional

A nossa receita desta semana é o pudim de chia. O processo envolve misturar o grão com líquido e formar o gel. Apesar de anos de vegetarianismo, gosto de manter algumas coisas bem claras: isso não vai se parecer com pudim de leite condensado da sua mãe, ou com aquele flan que a sua avó prepara no almoço de domingo. A textura até lembra a desses preparos, mas também é uma delícia!

Minha dica é mesclar a aveia com a chia. Ela deixa o pudim incrível e eu gosto daquela consistência de mingau, sabe? Então, nesta receita misturo as duas com leite vegetal e outros ingredientes! Para cobertura, sinta-se livre: nibs, castanhas, frutas diversas, geleia, linhaça…

Veja a receita completa no blog Sunday Slices!