metropoles.com

No Twitter, bolsonaristas pedem bloqueio comercial contra a China

A #BloqueioComercialChinesJa chegou aos trending topics nesta segunda. Reclamação chinesa ao ministro Abraham Weintraub motivou reação

atualizado

Compartilhar notícia

Militantes bolsonaristas nas redes sociais estão fazendo campanha para que o Brasil rompa relações comerciais com a China. A hashtag pedindo o bloqueio atingiu o topo dos assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (06/04).

O gatilho para a mobilização foi a reação da diplomacia chinesa à piada do ministro da Educação, Abraham Weintraib, com o jeito de falar dos imigrantes chineses.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil e foi fundamental no resultado do superávit brasileiro do ano passado. De janeiro a outubro, o saldo da balança comercial foi de US$ 34,9 bilhões com a China participando com US$ 21,4 bilhões.

Para os perfis que pedem o bloqueio e apoiam Weintraub, porém, são os chineses que dependem dos produtos que compram do Brasil.

A campanha é compartilhada por influenciadores bolsonaristas.

Mesmo quem critica a campanha está usando a hashtag, como o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), o que ajuda a aumentar o volume de citações e colocar #BloqueioComercialChinesJa no primeiro lugar dos chamados trending topics.

Compartilhar notícia