metropoles.com

Galera sai de casa e, à noite, público do Suvaco da Asa chega a 40 mil

A chuva intimidou os foliões ao longo do dia. No meio da tarde, balanço apontava 3 mil pessoas no gramado da Funarte. Depois, cenário mudou

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes / Metrópoles
WhatsApp-Image-2017-02-11-at-141
1 de 1 WhatsApp-Image-2017-02-11-at-141 - Foto: Felipe Menezes / Metrópoles

O tradicional bloco de pré-carnaval da capital Suvaco da Asa recebe os foliões neste sábado (11/2) no complexo Cultural Funarte. Desde o início do dia, os brasilienses vestiram as suas fantasias e, aos poucos, o espaço destinado ao bloco foi enchendo. No meio da tarde, o trânsito no Eixo Monumental chegou a ser interrompido.

A festa começou por volta das 10h30, com as crianças que curtiam o “Suvaquinho”. Mas a chuva da tarde atrapalhou a festa. Segundo a Polícia Militar, por volta das 15h30, havia cerca de 700 pessoas no local, sendo que o público esperado, segundo a própria PM, era de 80 mil. Às 16h45, em novo balanço da polícia, o público estava em 3 mil, ainda muito abaixo das edições anteriores.

Em 2016, segundo os organizadores da festa, 40 mil pessoas participaram das comemorações. Em 2015, ainda de acordo com os responsáveis pelo evento, foram 80 mil. Por essa razão, o tradicional bloco foi transferido do Cruzeiro Velho para o gramado da Funarte no ano passado.

Mas no início da noite a situação mudou. Os brasilienses saíram de casa e, por volta das 19h30, havia cerca de 40 mil pessoas na área do Eixo Monumental, segundo estimativa da PMDF.

 

0

 

Quem encarou o mau tempo se divertiu. Há três anos, a advogada Marcella Soares não perde uma folia do bloco. “Com chuva ou sem, o importante é estar aqui e prestigiar o carnaval da nossa capital. A organização desse bloco é muito boa. O clima é família. Não tem como não curtir”, disse.

O comerciante Márcio Oliveira, 58 anos, levou o filho Guilherme Lopes Oliveira, 6, para a festa. “Ele disse que queria vir de Batman. A festa está linda. Muito segura e tranquila. As crianças estão se divertindo. Estamos aqui desde as 10h”, disse o comerciante.

A advogada Luciana Souza, 30 anos, e outros quatro amigos fantasiaram-se de pac-mans para aproveitar a folia. “Estamos muito animados. Nos organizamos e fizemos as fantasias só para vir para cá.”

Vendas
A ambulante Marta Rosa de Souza foi para o local vender adereços carnavalescos e capa de chuva. “As pessoas que quiserem se proteger da água podem vir pra cá que tem capinha pra todo mundo. A diversão está garantida.”

A festa continua até as 22h, com desfile da Orquestra Marafreboi, shows de bandas, mini-blocos, DJs da cidade e outras atrações.

Em 2017, o desfile homenageará o Galinho de Brasília — o bloco de inspiração pernambucana que comemora 25 anos de muito frevo neste carnaval.

Compartilhar notícia