metropoles.com

Chuvas no Acre: Ministério da Saúde envia medicamentos para afetados

Desde o último fim de semana, a capital do estado do Acre enfrenta fortes inundações e enchentes após chuvas intensas

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Devani/Secom
Foto colorida de região alagada por fortes chuvas no Acre
1 de 1 Foto colorida de região alagada por fortes chuvas no Acre - Foto: Pedro Devani/Secom

O Ministério da Saúde enviou kits de medicamentos para atender os atingidos pelas fortes chuvas e enchentes em Rio Branco (AC). De acordo com a pasta, o material enviado pode atender até 500 pessoas por três meses.

São conjuntos com 32 tipos de remédios, como antibióticos e antiinflamatórios, além de insumos como ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, seringas e hipoclorito de sódio (solução 2,5%), que pode ser usado para tratamento da água. Os kits estão previstos para chegar à região nesta quinta-feira (29/3).

“O kit de medicamentos e insumos é voltado para atender tanto a população atingida por desastres naturais quanto as unidades de saúde que perderam seus medicamentos e insumos, ou que tiveram sua estrutura afetada por desastres naturais”, esclarece o ministério em nota.

Equipes de apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) também foram enviadas ao Acre. Representantes da Defesa Civil, parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), atuam no socorro à população afetada pelo desastre.

Durante o último fim de semana, mais de 5 mil famílias ficaram desalojadas com as enchentes e inundações decorrentes dos altos volumes de chuva. Segundo dados da Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Acre atingiu a marca de 15,80 metros logo nas primeiras enchentes e ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 14 metros.

Compartilhar notícia