Você sabe o que é gordura trans e o que ela faz com a sua saúde?

Gordura é adicionada para aumentar o prazo de validade dos alimentos, mas o consumo aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC

atualizado 21/02/2020 10:55

Sofija Cernova/Getty Images

Adicionada em alimentos industrializados para aumentar o prazo de validade sem gastar muito dinheiro, a gordura trans é conhecida como uma grande vilã da saúde. Formada por ácidos graxos insaturados na posição trans (a molécula é mais rígida e não é sintetizada pelo organismo humano), o ingrediente é produzido a partir de gorduras vegetais, em um processo industrial.

A ciência ainda não documentou nenhum tipo de benefício associado ao consumo de gordura trans, só malefícios: o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), o que potencializa o risco de doenças cardiovasculares e AVC. Além disso, esse tipo de gordura também está relacionada com o aumento do risco de infertilidade, doença de Alzheimer, diabetes e alguns tipos de câncer.

A gordura saturada também é prejudicial à saúde, mas, diferentemente da gordura trans, ela é facilmente encontrada  em carnes gordurosas, bacon, salsichas, linguiças, leite e derivados. Também deve-se evitar o consumo de gorduras saturadas, mas o limite de ingestão dessas gorduras é maior que o limite dado para a gordura trans, sendo cerca de 22 g/dia para uma dieta de 2.000 kcal.

Quantidade permitida de gordura trans na alimentação
A quantidade de gordura trans que se pode consumir é de no máximo 2 g por dia, considerando uma dieta de 2.000 kcal. No entanto, o ideal é que se consuma o mínimo possível. Para saber a quantidade dessa gordura presente em um alimento industrializado, deve-se olhar o rótulo.

Mesmo se o rótulo indicar zero de gordura trans ou livre de gordura trans, o componente pode estar presente na receita. É importante procurar na lista de ingredientes palavras como: gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura hidrogenada, que são sinônimos de gordura trans. Se a receita incluir gordura vegetal ou margarina, é grande a possibilidade de haver gordura trans nela.

No entanto, se o produto contém menos de 0,2 g de gordura trans por porção, o fabricante pode escrever no rótulo “0 g de gordura trans“.

Tabela de alimentos ricos em gordura trans

AlimentosQuantidade de gordura trans em 100 g de alimentoCalorias (kcal)
Massa de pastel2,4 g320
Bolo de chocolate1 g368
Bolachas de aveia0,8 g427
Sorvete de creme0,4 g208
Margarina0,4 g766
Biscoitos de chocolate0,3 g518
Chocolate ao leite0,2 g330
Pipoca de microondas7,6 g380
Pizza congelada1,23 g408

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias