Vitaminas B: saiba para que servem e onde encontrá-las

As vitaminas do complexo B são micronutrientes importantes para o bom funcionamento do metabolismo

atualizado 29/05/2021 16:22

Canva

As vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, são micronutrientes importantes para o bom funcionamento do metabolismo. Diferente de outras vitaminas, elas não são sintetizadas pelo organismo humano.

Devem ser obtidas através de alimentos, como carnes, ovos, leite e derivados, cereais, grãos e alguns vegetais, e, caso seja necessário, podem ser suplementadas.

A suplementação de vitaminas do complexo B é indicada, principalmente, para grávidas, pessoas vegetarianas, alcoólicas ou com alguma condição médica cuja demanda por essas vitaminas aumenta.

Conheça as vitaminas do complexo B e saiba em que alimentos elas podem ser encontradas:

Vitamina B1

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 contribui para o metabolismo, ajudando na regulação do gasto de energia. Por isso, é um componente essencial para o crescimento das crianças, manutenção do apetite, bom funcionamento da digestão e do sistema nervoso.

Pode ser encontrada na carne de porco (presunto, lombo assado), em grãos integrais como a aveia e o trigo, em sementes de girassol, nas castanhas do Pará e de caju, na levedura da cerveja e no amendoim.

Vitamina B2

Também conhecida com riboflavina, a vitamina B2 colabora para a produção de energia a partir das vitaminas e açúcares provenientes da alimentação. Também é essencial para o crescimento das crianças.

Os alimentos ricos em vitamina B2 são leite, queijos e iogurtes, carnes como fígado bovino e vegetais de folhas verdes escuras, como o espinafre. Ovo, soja e cogumelos também possuem vitaminas B2.

Vitamina B3

Também conhecida com niacina, a vitamina B3 é responsável por transformar a gordura acumulada em energia no corpo, ajudando a queimar calorias e a promover o emagrecimento, além de melhorar a circulação sanguínea.

Alimentos ricos em vitamina B3 são os peixes, como atum e salmão, frango, semente de gergelim e amendoim.

Vitamina B5 

Esta vitamina, também conhecida como ácido pantotênico, é essencial para o metabolismo, pois atua na produção de hormônios e anticorpos e está relacionada com a resposta do organismo ao estresse.

Os alimentos que contêm maiores quantidades de vitamina B5 na composição são semente de girassol, farelo de trigo e arroz, ovos, carne de frango, abacate e cogumelos.

Vitamina B6

A vitamina B6 (piridoxina) ajuda o organismo a produzir anticorpos e energia a partir de proteínas e carboidratos. Além disso, também é uma vitamina essencial para o metabolismo e para o crescimento das crianças.

A vitamina B6 pode ser encontrada em frutas e vegetais como tomate, espinafre, melancia, ameixa, banana, além de nozes e avelãs.

Vitamina B7

A vitamina B7, conhecida como biotina, ajuda a manter o metabolismo ativo e é um componente muito importante para a saúde da pele, cabelo e unhas, porque contribui para a hidratação e o fortalecimento.

Além disso, também ajuda no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2. Os alimentos que são fontes deste nutriente são fígado, cogumelos, frutos secos, carne e a maioria dos vegetais.

Vitamina B9

A vitamina B9 ou ácido fólico estimula a produção de sangue e de células que carregam oxigênio no organismo, evitando o cansaço frequente e a anemia. Também é um nutriente muito importante para as grávidas pois auxilia no desenvolvimento fetal.

O ácido fólico está presente em alimentos como vegetais de folhas verdes escuras, fígado, carne de boi e grãos.

Vitamina B12 
Esta vitamina, também conhecida como cobalamina, auxilia na produção de sangue e manutenção da saúde do sistema nervoso e do metabolismo.

A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal e também no leite e seus derivados. Quando necessário, é possível fazer a suplementação de vitamina B12. (Com informações do portal Tua Saúde).

Mais lidas
Últimas notícias