Veja os melhores chás laxantes contra a prisão de ventre

É possível estimular o bom funcionamento do intestino de maneira natural. Seguem quatro receitas de infusões para isso

LuckyBusiness/istockLuckyBusiness/istock

atualizado 15/02/2019 17:40

Tomar chá laxante é uma ótima forma de combater a prisão de ventre e melhorar o trânsito intestinal. Esses chás podem ser tomados eventualmente para soltar o intestino quando não se consegue evacuar após três dias ou quando as fezes estão muito secas e fragmentadas.

Após a ingestão da bebida, é normal apresentar ligeira cólica abdominal e, nesse caso, deve-se tentar relaxar e ingerir mais água para ajudar na hidratação e formação do bolo fecal. Além disso, é recomendado investir em uma alimentação rica em fibras, com mais frutas com casca, sementes, legumes e verduras, evitando comidas industrializadas e fast food.

Outra dica é tomar um copo de água morna, assim que acordar, todos os dias: o líquido aquecido percorre todo o tubo digestivo incentivando os movimentos peristálticos responsáveis por facilitar seu esvaziamento de forma natural.

Chás laxantes para adultos e crianças:

1. Chá de Sene e Cáscara Sagrada
O sene e a cáscara sagrada são plantas medicinais que provocam uma irritação no intestino, promovendo o aumento da mobilidade do órgão e, assim, favorecem a eliminação das fezes.

Como preparar: para preparar o chá, basta ferver 500 ml de água e acrescentar 20 g de sene e 20 g de cáscara sagrada e deixar a infusão descansar por 15 minutos. Em seguida, coar e tomar duas vezes ao dia.

2. Chá de Ameixa Preta
A fruta é rica em fibras, promovendo o bom funcionamento do intestino.

Como preparar: deixar três ameixas pretas sem caroço de molho em um copo de água durante toda a noite. No dia seguinte, tomar em jejum.

3. Chá de Frângula
A frângula é uma planta medicinal que possui propriedades laxativas, diuréticas e digestivas, ajudando a eliminar as fezes e a combater o inchaço.

Como preparar: deve-se adicionar 5 g de cascas secas de frângula em 400 ml de água fervente. Em seguida, tampar e deixar o chá descansar por cerca de 2 horas. É indicado tomar uma xícara após o almoço e jantar.

4. Chá de Erva Cidreira (Melissa)
Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, combatendo os gases e facilitando a saída das fezes, sendo, portanto, considerado um ótimo laxante.

Como preparar: deve-se ferver uma colher de sopa de sementes de erva cidreira com um copo de água, coar e depois tomar pelo menos duas vezes ao dia.

Com informações do portal Tua Saúde

Últimas notícias