Veja o que você deve comer para parecer mais jovem

Nutricionista explica que comidas ricas em nutrientes como vitamina C, cobre, zinco e vitamina E fazem maravilhas pela pele

A pele do rosto é a primeira a perceber a ação do tempo: perde colágeno e, com ele, a elasticidade, e logo aparecem rugas, marcas de expressão e até algumas manchas. Infelizmente, não há como reverter os efeitos da idade, mas é possível dar uma mãozinha à pele mudando hábitos e colocando alguns alimentos na dieta.

De acordo com a nutricionista Sophie Thurner, em entrevista ao jornal inglês The Mirror, a partir dos 25 anos a perda de colágeno pode chegar a 1% a cada ano. Por isso, a dica é escolher comidas ricas em vitamina C, essencial para a produção do colágeno. Frutas e vegetais coloridos costumam ser ricos no nutriente. Pimentão vermelho, frutas vermelhas, vegetais folhosos, ervas, batatas com casca e vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e rúcula, por exemplo).

A nutricionista afirma que é preciso cortar de vez o açúcar da rotina. “Está comprovado que ele envelhece a pele prematuramente e acaba acelerando o processo natural que acontece depois dos 30 anos, quebrando o colágeno e a elastina”, explica. O resultado é uma pele sem elasticidade, com textura diferente, rugas e inchaço.

A falta de água também faz a diferença na pele: desidratação pode deixá-la pálida, amarelada e menos preenchida. Mas não adianta apenas beber água para resolver o problema. Sementes e castanhas também auxiliam, pois são ricas em antioxidantes, vitamina E e ácido linoleico, que ajudam a hidratação da pele.

Vitaminas importantes

Top cinco melhores alimentos para a saúde da pele: