Veja dicas para não colocar a dieta a perder no horário de trabalho

Organizar uma rotina semanal com opções de refeições e lanches é uma saída para não ceder à fome descontrolada durante o expediente

Paul Bradbury, Getty ImagesPaul Bradbury, Getty Images

atualizado 22/07/2019 14:56

Comer de forma saudável é desafiador para a maioria das pessoas. A correria do dia a dia parece a desculpa perfeita para quem deseja adiar a dieta. E, normalmente, aquela fome incontrolável surge justamente no horário de trabalho, quando você está totalmente despreparado. Se você cansou de comer besteiras no escritório, durante o expediente, seguem aqui dicas simples de planejamento para reverter essa situação.

Segundo a nutricionista Ana Luísa de Souza Barreto, é essencial perceber as armadilhas da fome. Primeiramente, a especialista chama atenção para os principais sinais de alerta do corpo, como dor de cabeça, barriga roncando e falta de concentração. “Identificar isso é muito importante porque, muitas vezes, estamos ocupados e não paramos. Aí, quando nos damos conta, o nível de fome está maior e acabamos procurando alimentos ricos em gordura”, explica.

  • Comer apenas quando se tem fome, e não porque há comida disponível. Seja em casa, com a geladeira e a dispensa cheias, ou no trabalho com os coffee breaks, confraternizações e lanches coletivos, o importante é prestar atenção no corpo, e não comer só porque há opções disponíveis. Isso ajuda a controlar os excessos.
  • Separe um tempo para as refeições. É importante respeitar a rotina alimentar dentro do trabalho. Ou seja, a hora de comer também precisa ter um momento próprio, com a atenção voltada somente para o ato. Saber disso evita que você passe o dia beliscando.
  • A comida não é distração. Muitas vezes, as pessoas usam o ato de comer para relaxar, se distrair e eventualmente procrastinar no trabalho. Por isso, a nutricionista reforça a necessidade de encontrar outras maneiras de ter pequenos momentos de pausa para, por exemplo, descansar a vista. “Liste coisas te relaxam. Seja levantar, se alongar, fazer exercícios de respiração, tomar um copo de água”, pondera.
  • Organização é essencial. Sem planejamento, comemos o que estiver ao alcance delas e isso nem sempre é a escolha mais saudável. A especialista indica uma lancheira como companheira de trabalho. Ela recomenda que as pessoas façam compras e organizem as porções da semana de frutas, hortaliças e castanhas.

Últimas notícias