Está resfriado? Veja cinco maneiras naturais para desentupir o nariz

O tempo seco e frio torna o problema muito comum. Descongestionantes nasais podem piorar a situação devido ao efeito rebote

Guido Mieth/GettyImagesGuido Mieth/GettyImages

atualizado 19/07/2019 18:51

Muito comum no período seco e frio, a congestão nasal ocorre quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou há excesso de produção de muco, dificultando a respiração. Este problema pode ser causado por gripes, resfriados, sinusite ou alergias respiratórias e, geralmente, desaparece sozinho em cerca de uma semana. Os descongestionantes nasais só devem ser utilizados sob orientação e prescrição médica, pois podem piorar a situação devido ao efeito rebote.

Entretanto, existem algumas medidas caseiras que ajudam a desentupir o nariz, como:

1. Lavar o nariz com água morna e sal
O lavador nasal remove o excesso de muco e secreções dos seios nasais, ajudando a desentupir o nariz. Além disso, como a mistura possui sal, elimina bactérias que podem estar piorando a produção de secreções. Por causar um ligeiro desconforto, o lavador normalmente não é usado por crianças, sendo mais prático para adultos. Este dispositivo deve ser colocado junto de uma das narinas, de forma a inserir a água com sal e deixar sair o líquido pela outra narina, arrastando as mucosidades e impurezas presentes nas vias nasais. Este tipo de lavador nasal pode ser comprado em qualquer farmácia.

2. Inalar vapor com eucalipto
A inalação com vapores é uma ótima técnica que não provoca qualquer desconforto e, por isso, pode ser usada em crianças sob supervisão de um adulto. O vapor fluidifica as secreções e o eucalipto é descongestionante.

Para fazer a inalação basta colocar 3 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com cerca de 500 mL de água fervente e inalar o vapor durante cerca de 5 minutos, colocando uma toalha de banho sobre a cabeça, para aprisionar o vapor.

3. Umidificar o ambiente
Umidificar o ar ajuda a deixar os tecidos das vias respiratórios mais hidratados e menos irritados, aliviando o desconforto e facilitando a remoção das secreções. Pode-se usar umidificadores, colocar uma toalha molhada ou um balde de água quente no cômodo ou ligar o chuveiro no banheiro e respirar o vapor, por exemplo.

4. Beber de 2 a 3 litros de água por dia
A água é muito importante para manter as secreções mais fluídas e fáceis de eliminar, mesmo que mais nenhuma técnica seja utilizada. Em alternativa à ingestão de água, pode-se comer gelatina, sopas ou ingerir sucos naturais, por exemplo. Além disso, também se pode substituir a água por chás, principalmente aqueles com propriedades descongestionantes, como o eucalipto ou a hortelã.

5. Consumir alimentos ricos em vitamina C
A vitamina C é uma substância muito conhecida por estimular o sistema imune e torná-lo mais forte, prevenindo gripes e resfriados e permitindo ao corpo recuperar-se mais rápido. Alguns dos alimentos que podem ser ingeridos incluem abacaxi, laranja, limão e tangerina.

Como desentupir o nariz do bebê
O nariz entupido nos bebês é muito comum, devido ao pequeno diâmetro das suas narinas, e pode causar muito desconforto, já que eles não sabem como se livrar do muco para respirar melhor.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias