Veja 10 alimentos que colaboram para aumentar a testosterona

A produção do hormônio relacionado à libido e ao bem-estar pode ser estimulada se alguns alimentos específicos forem incluídos na dieta

atualizado 16/12/2021 19:22

Castanha de Caju, alimento indicado para produção de testosteronaGetty Images

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo e desempenha funções importantes tanto para os homens como para as mulheres. Ela participa da regulação do humor, do apetite sexual e do desenvolvimento de massa muscular.

Além da adoção de hábitos saudáveis como dormir bem e praticar atividades físicas regularmente, uma boa alimentação é fundamental para que os níveis de testosterona sejam mantidos dentro de uma margem ideal.

Nos homens, os parâmetros adequados de testosterona livre são:

Entre 241 a 827 nanogramas por decilitro (ng/dL) de sangue para homens com idades entre 21 e 49 anos;
Entre 87 a 789 nanogramas por decilitro (ng/dL) de sangue para homens com 50 anos ou mais.

Nas mulheres, os parâmetros são:

Entre 17 e 51 nanogramas por decilitro (ng/dL) de sangue para mulheres entre 16 e 21 anos;
Entre 12 a 60 nanogramas por decilitro (ng/dL) de sangue para mulheres com mais de 21 anos de idade;
Entre 2 a 49 nanogramas por decilitro (ng/dL) de sangue para mulheres na menopausa.

Alguns alimentos, como ostras, castanha de caju e gergelim são ótimas fontes de zinco, um mineral que ajuda aumentar a produção de testosterona. Alimentos ricos em ômega 3, como, sardinha, salmão e sementes de linhaça, também colaboram para aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, o que favorece a produção do hormônio testosterona.

Confira abaixo 10 alimentos que estimulam a produção de testosterona:

1. Castanha de caju

A castanha de caju é uma oleaginosa rica em zinco, um mineral fundamental para melhorar a produção da testosterona.

2.  Cacau

O cacau é um fruto rico em quercetina e apigenina, compostos antioxidantes que protegem as células responsáveis pela produção da testosterona contra os radicais livres.

3. Linhaça

Com boas quantidades de ômega 3, a linhaça ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), além de aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), isso contribui diretamente para a produção de testosterona e para o ganho de massa muscular.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0
4. Ostra

Por ser rica em zinco, a ostra é uma ótima opção de alimento para ajudar a aumentar a produção da testosterona, melhorando a fertilidade e a libido no homem e na mulher.

5. Abacate

O abacate é uma fruta com boas quantidades de betacaroteno e ômega 3, nutrientes antioxidantes que favorecem o aumento dos níveis de colesterol bom, melhorando a produção de testosterona.

6. Romã

A romã tem boas quantidades de quercetina, taninos e ácido elágico, compostos bioativos com ação antioxidante que protegem as células responsáveis pela produção da testosterona nos testículos do homem e nos ovários da mulher contra os radicais livres.

7. Ovos

Por terem ótimas quantidades de vitamina D, nutriente usado pelas células que produzem testosterona nos testículos e nos ovários, os ovos de galinha, de codorna ou de pata, ajudam a aumentar a produção de testosterona.

8. Sardinha

A sardinha é rica em ômega 3, uma gordura saudável que participa da produção de hormônios, contribuindo para o aumento da produção da testosterona. A sardinha também tem ótimas quantidades de vitamina D, nutriente que ajuda a aumentar a produção de testosterona.

9. Espinafre

O espinafre é uma boa opção para aumentar a produção de testosterona, pois o alimento é rico nas vitaminas A e C, nutrientes com propriedades antioxidantes.

10. Gergelim

O gergelim tem ótimas quantidades de zinco, mineral que ajuda a aumentar a produção da testosterona. (Com informações do Portal Tua Saúde)

 

Mais lidas
Últimas notícias