metropoles.com

Varíola dos macacos: Bélgica é o 1º país a impor quarentena a doentes

Para evitar a disseminação da doença, quem for diagnosticado com a varíola dos macacos será obrigado a cumprir isolamento de 21 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Smith Collection/Gado/Getty Images
Imagem de vírus em microscópio. Imagem azul com rosa
1 de 1 Imagem de vírus em microscópio. Imagem azul com rosa - Foto: Smith Collection/Gado/Getty Images

A Bélgica se tornou a primeira nação a impor quarentena para infectados pela varíola dos macacos. O país tem quatro casos detectados até o momento.

De acordo o jornal belga La Libre, autoridades sanitárias tomaram a decisão na sexta-feira (20/5) após consultar o Grupo de Avaliação de Riscos da Bélgica (RAG). Para evitar a disseminação da doença, quem for diagnosticado com a varíola dos macacos será obrigado a cumprir isolamento de 21 dias.

Entenda o que é a varíola de macacos, que causa surto na Europa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que a expansão da vigilância e dos testes deve levar a um aumento no diagnóstico de casos pelo mundo. Segundo a entidade, até esse sábado (21/5), haviam sido confirmados 94 casos em 15 países onde o vírus não é endêmico.

“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, informou a OMS, em comunicado.

Essa doença infecciosa é endêmica em alguns países da África Ocidental e Central. A doença foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e, de acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente (homens gays ou bissexuais, em sua maioria), provavelmente é transmitida por meio do sexo sem proteção, além de pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.

“O que parece estar acontecendo agora é que ela entrou na população como uma forma sexual, como uma forma genital, e está se espalhando assim como as infecções sexualmente transmissíveis, o que amplificou sua transmissão em todo o mundo”, disse David Heymann, funcionário da OMS e um especialista em doenças infecciosas, à agência Reuters.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, até cair.

Caso suspeito na América do Sul

Uma pessoa que voltou de viagem à Espanha no último dia 16 de maio procurou um hospital em Buenos Aires, capital da Argentina, neste domingo (22/5) com lesões pelo corpo. Os sintomas e o histórico de viagem para a Europa transformaram o paciente no primeiro caso suspeito de infectado pela varíola dos macacos na América do Sul.

De acordo com o jornal Clarín, o paciente está em boas condições gerais e teve material coletado para a realização de um exame que pode confirmar ou descartar o diagnóstico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?