metropoles.com

Vacinação para sarampo está com 0,9% da meta pretendida

Voltada à população de 5 a 19 anos, campanha nacional de imunização contra sarampo só atingiu 28,7 mil crianças e adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
vacina3
1 de 1 vacina3 - Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A uma semana do final, a campanha de vacinação contra sarampo para a faixa etária entre 5 e 19 anos só alcançou 0,9% da meta, de acordo com nota enviada pelo Ministério da Saúde. Entre 10/02 e 02/03, 28.783 crianças e adolescentes foram vacinados em um universo que pretendia atingir 3 milhões de pessoas.

No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que esta etapa da campanha está obtendo êxito, mas não detalha o total do público vacinado até aqui.

A vacinação é a principal medida de prevenção para o sarampo, doença que estava erradicada do Brasil até 2018. Na quinta-feira (05/03), o Metrópoles informou que um bebê de aproximadamente 1 ano de idade está internado no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) com suspeita de sarampo.

Um primeiro exame foi feito e deu positivo para o vírus que causa a doença. No entanto, para a confirmação, é necessário fazer uma segunda coleta com intervalo de 15 dias em relação à primeira. De acordo com a Secretaria de Saúde, a criança não é residente do DF e estava de passagem quando sentiu os sintomas.

Transmissão
O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes.

A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

Prazo
A terceira etapa da campanha se encerra na próxima quinta-feira (13/03), mas pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes poder ir ao posto de saúde com a carteira em mãos em qualquer época do ano para checar se as crianças e adolescentes estão imunizadas. As próximas etapas vão ocorrer com foco nos públicos de 20 a 29 anos de idade e de 20 a 59 anos.

As duas primeiras etapas foram realizadas em 2019, com campanhas, em outubro, de crianças de seis meses a 5 anos de idade. E, a segunda etapa, ocorreu em novembro do ano passado para a população de 20 a 29 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?