metropoles.com

Vacina da Pfizer/BioNTech pode ser mantida a -25º C, dizem empresas

Recomendação anterior exigia que o imunizante fosse mantido a -70º C em ultracongeladores. Atualização facilitará manuseio do produto

atualizado

Compartilhar notícia

Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

A Pfizer e a empresa BioNTech apresentaram novas informações a respeito da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelas empresas. De acordo com as farmacêuticas, o imunizante pode ser conservado a -25º C. Anteriormente, a recomendação era manter o produto a -70º C em freezeres ultracongelantes e transportá-lo em bolsas com gelo seco. Os dados foram submetidos à agência de saúde norte-americana Food and Drug Administration (FDA) nesta sexta-feira (19/2).

No modelo anterior, o medicamento poderia ser mantido por até seis meses em refrigeradores ultra potentes e por até 30 dias nas bolsas com gelo seco (com reabastecimento do gelo seco a cada cinco dias). Agora, se mantida a -25º C, a vacina pode ser conservada por até duas semanas.

A nova informação significa que a vacina poderá ser conservada e administrada em “condições mais flexíveis“, de acordo com Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer. Isso porque freezers e refrigeradores farmacêuticos de centros de vacinação são capazes de atingir temperaturas em torno de -20º C, o suficiente para garantir a eficácia do produto.

O objetivo das empresas, segundo Ugur Sahin, CEO e co-fundador da BioNTech, é continuar investindo em estudos para aumentar ainda mais a temperatura necessária para o manuseio e conservação do imunizante, tornando-o “mais fácil de transportar e usar”.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?