Tomar laxante para emagrecer funciona?

Apesar da promessa fácil, o uso dos medicamentos dá apenas a impressão de emagrecimento e pode ser maléfica para o intestino

atualizado 05/02/2019 10:58

emagrecerOnBlast/istock

Embora seja uma prática comum, tomar laxante para perder peso não emagrece. O medicamento, na verdade, irá apenas limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento: com o órgão vazio, a barriga parece menor, menos inchada.

A alteração da flora intestinal consequente do uso contínuo de laxantes pode causar distúrbios, fazendo com que o indivíduo alterne entre períodos de diarreia e prisão de ventre de forma frequente. Por isso, os laxantes só devem ser consumidos mediante orientação médica e em situações específicas.

Os laxantes de contato, que atuam na parede do intestino e estão entre os produtos mais comuns, não devem ser utilizados com muita frequência, pois podem, ainda:

Viciar o intestino, e este passar a funcionar somente ao tomar o medicamento;
Provocar desidratação, que é uma situação perigosa;
Conduzir à falta de vitaminas, porque na diarreia os eletrólitos são eliminados e as vitaminas dos alimentos não são absorvidas;
Causar doenças cardíacas e complicações renais a longo prazo.

Como soltar o intestino naturalmente
O mais aconselhado para quem sofre com o intestino preso e barriga inchada é investir em alimentos ricos em fibras, como frutas e produtos integrais, que atuam como um laxante natural. Eles favorecem a formação e a hidratação do bolo fecal, eliminando as fezes com mais facilidade e frequência. Caso seja necessário, pode-se tomar suplementos alimentares à base de fibras.

Com informações do portal Tua Saúde.

Últimas notícias