Tem intestino preso como a Viih Tube? Veja como resolver o problema

Algumas soluções simples e caseiras, como exercícios físicos e massagem, podem melhorar o trânsito intestinal

atualizado 22/04/2021 15:09

Viih Tube no BBB21TV Globo/Reprodução

Mais uma vez, Viih Tube afirmou que está enfrentando problemas para ir ao banheiro durante o confinamento na casa do BBB21. Na festa desta quarta-feira (21/4), a youtuber e atriz desabafou que está há dois meses sem fazer cocô.

O intestino preso é caracterizado pela presença de fezes e gases acumulados no órgão, provocando distensão e dor de barriga e, em situações graves, levando à perda de apetite. Algumas soluções caseiras, como a vitamina de mamão com linhaça ou o iogurte natural com ameixa preta, podem ajudar, já que são ingredientes com grandes quantidades de fibras.

Contudo, quando os sintomas de intestino preso não melhoram ou caso seja verificada a presença de sangue nas fezes, é importante consultar o clínico geral ou o gastroenterologista para que possa ser feita uma avaliação dos sintomas e seja indicado o tratamento mais adequado.

Veja mudanças na rotina que podem melhorar o trânsito intestinal:

1. Tomar água morna com limão ao acordar
A medida pode ser uma boa forma de aliviar o intestino preso porque a água morna ajuda a amolecer as fezes, enquanto o limão estimula o intestino a se movimentar. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem amolecidas e se soltem com mais facilidade, aliviando o desconforto.

2. Mastigar bem os alimentos
Comer devagar e mastigar bem os alimentos podem ser boas opções para ajudar no tratamento do intestino preso, pois quando se mastiga devagar são enviados estímulos ao intestino para que o órgão comece a se movimentar, ajudando a eliminar as fezes acumuladas.

3. Manter uma alimentação saudável e variada
O ideal é preferir alimentos ricos em fibra, como os cereais integrais e os vegetais, além de evitar ingredientes com gordura e açúcar. Além disso, o consumo de probióticos facilita a absorção dos nutrientes e ajuda a regular o intestino.

4. Fazer uma massagem na barriga
A massagem na barriga estimula o intestino a se movimentar, ajudando na eliminação das fezes.

A massagem deve ser iniciada colocando a mão fechada por baixo das costelas do lado direito, percorrendo a barriga até chegar às costelas do lado esquerdo. A prática deve continuar no sentido para baixo, mantendo a mesma linha até ao meio da barriga. Após isso, massagear para o lado direito até o umbigo e, por fim, até perto da zona púbica.

É importante respeitar os locais de início e fim, pois o intuito é massagear a parte final do intestino. Esta massagem deve ser realizada por, pelo menos, 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada. A massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga.

5. Praticar exercício físico regularmente
A prática regular de exercício físico pode ser uma boa opção para soltar o intestino uma vez que os músculos da barriga ficam mais fortalecidos, aumentando a pressão que fazem no intestino e estimulando-o a se movimentar. Boas opções são caminhada, corrida, pular corda ou treino de musculação. O ideal é que sejam feitos diariamente por, pelo menos, 30 minutos.

6. Estabelecer um horário para evacuar
A prática pode ajudar a melhorar o intestino preso porque treina os músculos do órgão a funcionarem em um ritmo regular. Para educar o intestino a funcionar sempre na mesma hora, é necessário ir ao banheiro, mesmo sem vontade, todos os dias à mesma hora. (Com informações do site Tua Saúde)

Últimas notícias