Suco de babosa traz 7 benefícios para a saúde. Aprenda a receita

Rica em antioxidantes, bebida previne diversos problemas de saúde. Para amenizar gosto amargo, sugestão é bater a planta com mel

atualizado 29/10/2021 20:10

Suco de babosa aloe veraGetty Images

A babosa é uma planta com propriedades medicinais, bastante conhecida pelos benefícios que proporciona para a pele e o cabelo.

Rica em vitaminas A, C, E, cálcio, selênio, magnésio, potássio, zinco e colina, a planta também tem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, e imunomoduladoras, que fortalecem o sistema imunológico.

0
Receita de suco de babosa

Para preparar o suco de babosa, é necessário retirar as folhas da planta, lavar e secar bem e retirar os espinhos. Em seguida, deve-se cortar a base da folha e deixar a planta em repouso na posição vertical para que o látex escorra.

Em seguida, com uma faca ou tesoura, corte partes laterais da folha, no seu comprimento. Depois, deite a folha e levante com cuidado a casca de um dos lados para evitar contaminar o gel da babosa com o látex que ainda pode estar contido na planta. Retire o gel com uma colher, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes nele.

Depois, coloque o gel no liquidificador, em uma proporção de 100 g para 1 litro de água. Também é possível adicionar uma colher de mel de abelha e uma fruta, como o limão ou a laranja, para melhorar o sabor. Depois de bater é só beber.

Confira os 7 benefícios do suco de babosa:

1. Combate a prisão de ventre
O suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, substância presente na casca da planta que possui propriedades laxantes.

O suco também tem ação prebiótica, estimulando o crescimento de bactérias boas no intestino.

2. Mantém a saúde da pele e do cabelo
As vitaminas A, C e E e os minerais presentes na planta promovem a formação de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e brilho do cabelo.

Além disso, por ter um efeito antioxidante, o suco de babosa combate os radicais livres na pele, ajudando a retardar o envelhecimento precoce.

3. Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos
O suco de babosa diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, prevenindo problemas de saúde como aterosclerose, infarto ou derrame.

4. Fortalece o sistema imunológico
O suco de babosa contém vitamina C, flavonoides e taninos, que são compostos com potente ação antioxidantes e imunomoduladora, fortalecendo as células do sistema imunológico.

5. Ajuda no tratamento de gastrite
O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Além disso, por ser um potente anti-inflamatório, ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para atenuar problemas no estômago.

6. Ajuda no controle da diabetes
O suco de babosa contém flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e ajudando no controle da diabetes.

7. Auxilia no tratamento de infecções
Por ter efeito antiviral, antibacteriano e antisséptico, o suco de babosa ajuda na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras e no tratamento de problemas como psoríase, herpes e candidíase.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo do suco de babosa em excesso pode causar problemas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Por outro lado, o consumo prolongado pode levar à prisão de ventre, pois o intestino fica dependente da ação laxante do suco.

O suco não é recomendado para idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, a bebida pode interagir com medicamentos usados para tratar pressão alta, diabetes e problemas de coração e, por isso, só deve ser consumido sob orientação de um médico. (Com informações do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias