Sete receitas caseiras com plantas medicinais para tratar vermes

Algumas plantas têm ação vermífuga e são uma boa solução para prevenir ou complementar tratamentos médicos contra parasitas intestinais

atualizado 05/03/2020 17:46

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Há remédios caseiros preparados com plantas medicinais que são eficientes para tratar vermes. Eles podem ser usados a cada 6 meses ou em pequenas doses, de forma regular, para manter o intestino limpo.

Também são uma boa opção para complementar o tratamento indicado pelo médico em caso da confirmação da presença dos parasitas.

Alguns remédios caseiros com ação vermífuga são:

1. Leite com hortelã
Um ótimo remédio caseiro para vermes é o leite aromatizado com folhas de hortelã-pimenta, uma planta medicinal com ação vermífuga natural que mata e elimina os parasitas.

Ingredientes
4 talos e 10 folhas verdes de hortelã-pimenta;
100 ml de leite desnatado;
1 colher de mel.

Modo de preparo: colocar o leite e a hortelã numa panela até ferver. Depois deixar a mistura esfriar e acrescentar o mel.

O leite deve ser tomado morno 1 hora antes do café da manhã, e o processo deve ser repetido 7 dias depois, totalizando 2 doses.

2. Chá de arruda com sementes de mamão
A mistura de mamão e arruda é ótima para o tratamento de vermes, pois a planta é um potente vermífugo.

Ingredientes
1/2 colher das sementes de mamão;
1 colher de folhas secas de arruda em uma panela;
1 xícara de água.

Modo de preparo: colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver. Depois coar e beber morno, durante o dia.

3. Chá de rábano-silvestre
Um outro bom remédio caseiro para vermes é o chá de rábano-silvestre, planta também conhecida como armorácia, raiz-forte, rábano-rústico e rábano-picante.

Ingredientes
1 litro de água;
4 colheres (de chá) de folhas secas de rábano-silvestre.

Modo de preparo: ferver a água e acrescentar as quatro colheres de chá de folhas secas rábano-silvestre, deixar repousar por 5 minutos, coar e tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

4. Chá de mastruz
O chá de matruz, também chamado de erva-de-santa-maria, é um excelente remédio caseiro contra vermes porque tem ação vermífuga.

Ingredientes
250 ml de água fervente;
1 colher de sopa de folhas e sementes de erva-de-santa-maria.

Modo de preparo: adicionar a planta à água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar quando estiver morno e beber a seguir.

5. Azeite de alho
O alho é ótimo para eliminação dos vermes intestinais e pode ser consumido cru, mas também pode ser incluído na alimentação diária na forma de azeite aromatizado.

Ingredientes
500 ml de azeite;
1 ramo de alecrim;
3 cabeças de alho, separadas em dentes descascados.

Modo de preparo: em uma garrafa de aproximadamente 700 ml coloque os dentes de alho descascados e suavemente amassados. Depois, acrescente o azeite e o ramo de alecrim. Tampe devidamente e mantenha guardado em local seco e livre de umidade durante 10 dias. Use esse azeite para cozinhar os alimentos e temperar saladas ou sopas.

6. Chá de artemísia
A artemísia, também chamada de erva dos vermes, é excelente para eliminar os parasitas intestinais.

Ingredientes
20 g de folhas de artemísia;
1 litro de água fervente.

Modo de preparo: adicionar as folhas na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar quando estiver morno 3 vezes ao dia.

7. Chá de erva-doce
A erva-doce também tem ação vermífuga, sendo útil para complementar o tratamento contra os vermes intestinais.

Ingredientes
1 colher de sementes de erva-doce;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo: colocar as sementes na água fervente e deixar repousar por 8 minutos. Coar e tomar a seguir, depois das refeições. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias