metropoles.com

Saúde sobre falas de Bolsonaro: “Não mudam as nossas orientações”

Secretário-executivo da pasta diz que as recomendações seguem as mesmas e que o ministério “não jogará fósforo em uma casa em chamas”

atualizado

Compartilhar notícia

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (27/03), o secretário-executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro quanto às medidas de quarentena no país não mudam as orientações da pasta. “Não vamos fazer análise, mas o discurso do presidente não modifica em nada as orientações do MS. Seguimos orientando a lavagem de mãos, que pacientes com sintomas fiquem em isolamento, maiores de 60 anos e comorbidade também fiquem isolados e aglomerações sejam evitadas”, explica o secretário.

Os posicionamentos do presidente, que pede o fim do isolamento e a volta “ao movimento normal”, isolando apenas idosos, dividiram opiniões nesta semana. A discussão ganhou novo ingrediente nesta sexta depois que o prefeito da cidade de Milão, na Itália, pediu desculpas públicas por ter rejeitado as medidas de distanciamento social quando o novo coronavírus chegava à cidade. “Foi um erro. Ninguém tinha entendido o perigo do vírus”, disse Giuseppe Sala, responsável por uma das maiores cidades do país europeu.

O ministério da Saúde tem sido questionado repetidas vezes sobre às polêmicas levantadas por Bolsonaro e, nesta sexta, o secretário-executivo pediu uma espécie de trégua. “Imagine uma casa que está incendiando. Nós temos alternativas. Tem gente com extintor, outros com escada, equipamentos mais sofisticados. Todos querem combater. A nossa missão [do ministério] é tirar as pessoas que estão lá dentro. Vamos tentar tirar todas. Não esperem que o ministério da Saúde jogue mais um fósforo, abane pra aumentar o fogo”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?