Saiba quais são os sintomas do cortisol alto ou baixo no corpo

Se não estiver em níveis adequados, o hormônio pode atrapalhar o dia a dia provocando desânimo e depressão

atualizado 17/05/2019 10:57

Pablo Varela, Unsplash

Um dos hormônios mais falados, o cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A sua função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Por isso, alterações nos níveis de cortisol podem ter efeitos para a saúde, inclusive no emagrecimento.

O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona, pressão alta, diabetes ou osteoporose. Esse aumento pode ser devido a ingestão de remédios como corticóides por mais de 15 dias, aumento do estresse ou até algum tumor.

O diagnóstico é feito por um especialista, após resultado alterado do exame de sangue. O controle inicialmente deve ser feito com atividade física e dieta equilibrada, com consumo de alimentos que controlam o açúcar do sangue, como inhame, aveia, ovo, linhaça, leite e derivados, por exemplo. Caso não melhore, é necessário o tratamento a base de remédios, orientados por um endocrinologista.

Já o cortisol baixo pode ter consequências como depressão, cansaço ou fraqueza, além de indicativo de outras doenças como câncer cerebral. Os principais sintomas são fadiga, perda do apetite e anemia. As causas para o cortisol baixo podem ser a disfunção das glândulas adrenais por depressão crônica, inflamação, infecção ou tumor, por exemplo, e o tratamento normalmente é feito com reposição hormonal.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias