Saiba o que comer no café da manhã para emagrecer (com receitas)

O consumo de frutas, proteínas com poucas calorias e alimentos ricos em fibras garante uma refeição nutritiva para os que estão de dieta

atualizado 23/09/2021 19:32

Copo com Iogurte caseiro com granola de quinoa e vasilha com frutas cortadas ao ladoFoto: Divulgação

O café da manhã é uma refeição essencial para aumentar o desempenho intelectual, o bem estar e a energia. Mesmo que você esteja sem fome ao acordar, é importante tomar ao menos um copo de suco, leite ou iogurte antes de iniciar suas atividades.

O consumo de frutas, proteínas com poucas calorias e alimentos ricos em fibras garante um café da manhã nutritivo para os que estão de dieta. Veja alimentos que são indicados em regimes de emagrecimento:

  • Frutas cítricas como abacaxi, morango ou kiwi. Elas possuem poucas calorias e têm muita água e fibras, o que contribui para diminuir a fome durante a manhã e regular o intestino;
  • Leite desnatado ou bebidas de soja, aveia ou arroz. Por serem ricas em cálcio e possuírem poucas calorias, essas bebidas aumentam o valor nutricional do café da manhã sem prejudicar a dieta;
  • Granola sem açúcar ou pão integral com sementes são fontes de carboidratos ricas em fibras, vitaminas e minerais. Ajudam a emagrecer e a soltar o intestino.

Algumas opções de café da manhã saudável são:

  • Um pão francês com queijo minas e um copo de suco de laranja;
  • Granola com um iogurte natural e pedaços de maçã;
  • Café com leite, uma fatia de pão de cereais e uma pera;
  • Cereais integrais com frutas misturadas e leite de amêndoas;
  • 2 torradas com uma vitamina de morango feita com leite de soja.

Café da manhã e treino
Para quem toma o café da manhã e parte para a musculação, a refeição deve fornecer mais energia. Nestes casos, a recomendação é acrescentar mel, presunto de frango, ovo cozido ou mingau de aveia às opções acima.

Quando o treino acontece muito cedo, uma boa opção de café da manhã é uma vitamina de leite de soja com maçã, pera e mamão. Isso garante a energia necessária para a atividade física sem deixar o estômago cheio.

Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:

0

Veja receitas funcionais para o seu café da manhã:

Receitas fit para o café da manhã

1. Panqueca de banana com aveia
Ingredientes:
1 banana;
1 ovo;
4 colheres de farelo de aveia;
1 colher (de café) de canela ou cacau em pó

Preparo: Amassar a banana e misturar com o ovo, a aveia e a canela, batendo tudo com um garfo. Evite bater os ingredientes no liquidificador ou mixer para a massa não ficar muito líquida. A seguir unte uma frigideira com óleo de coco e coloque em porções para dourar.

2. Falso pão
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural;
a mesma medida acima de farinha de trigo integral;
ervas como orégano ou alecrim e sal à gosto

Preparo: Misturar os ingredientes numa tigela, mexendo com uma colher. Untar uma frigideira com azeite, retirando o excesso e, em seguida, colocar um pouco da massa para dourar, como se fosse uma panqueca. Vire quando a massa estiver dourada, para que possa cozinhar dos dois lados. Sirva com queijo branco e tomate, por exemplo.

3. Biscoito caseiro integral
Ingredientes:
1 ovo;
2 colheres de aveia;
1 xícara de farinha integral;
1 colher de gergelim;
1 colher de linhaça inteira;
2 colheres de cacau em pó;
1 colher de manteiga.

Preparo: Misturar muito bem todos os ingredientes e fazer pequenas bolinhas do mesmo tamanho, amassar suavemente para assar mais rápido e levar ao forno médio durante cerca de 20 minutos.

4. Vitamina de frutas
Ingredientes:
1 copo de 180 ml de iogurte integral;
1 banana;
meio mamão;
1 colher de aveia.

Preparo: Bater tudo no liquidificador e tomar logo em seguida.

5. Mix de iogurte com frutos secos
Outra boa opção para o café da manhã é colocar numa tigela um copo de iogurte natural, uma colher (de café) de mel, duas colheres de granola e pedaços de fruta, como banana, pera ou laranja, por exemplo. Além de delicioso é muito saudável. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias