Saiba mais sobre a gota: doença é causada pelo excesso de ácido úrico

Cristais decorrentes do acúmulo da substância se acumulam nas articulações, causando dor, inchaço e deformações na região

Jan-Otto/GettyImagesJan-Otto/GettyImages

atualizado 12/07/2019 22:58

A gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que causa muita dor nas articulações. A substância se acumula formando cristais de urato, que são eliminados pela urina. Porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco, ele pode se acumular nas articulações, formando a gota.

Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar. Apesar de muito incômodas, as crises de gota têm cura. Melhorar a alimentação, para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, e o uso de medicamentos anti-inflamatórios a fim de controlar a dor e a inflamação são os melhores caminhos para evitar as dores. No entanto, caso os níveis da substância não sejam controlados, há complicações irreversíveis, como deformações nas articulações.

Acúmulo de cristais de urato na articulação

Alimentação
A dieta para gota ajuda a tratar e evitar as crises, pois normaliza os níveis de ácido úrico no sangue. O indivíduo deve diminuir ou evitar a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como queijos, lentilhas, soja, carnes vermelhas ou frutos do mar, que aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, e ingerir cerca de 2 litros a 4 litros de água por dia para incentivar a produção de urina.

Tratamento
O tratamento envolve remédios anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação da articulação ou corticoides, caso o paciente não possa tomar anti-inflamatórios. O reumatologista também pode prescrever remédios para controlar os níveis de ácido úrico no sangue de maneira a evitar novas crises e prevenir complicações.

Sintomas

  • Dor intensa na articulação que dura alguns dias e piora com movimentos;
  • Articulação quente, dolorida e avermelhada.

A dor intensa na articulação geralmente dura cerca de 12 a 24 horas. Após a crise, o indivíduo pode sentir um desconforto de dias ou semanas na articulação afetada, principalmente quando se move.

Causas
O excesso de ácido úrico no sangue pode ser causado por:
  • Ingestão inadequada de medicamentos;
  • Uso exagerado de diuréticos;
  • Abuso do álcool;
  • Consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, como as carnes vermelhas, miúdos, frutos do mar e leguminosas, como ervilhas, feijões ou lentilhas;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial não controlada;
  • Arteriosclerose.

Além disso, indivíduos com histórico familiar de gota têm mais probabilidade de desenvolver a doença. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias