Saiba como incluir a berinjela no cardápio para emagrecer

Além de ter poucas calorias, a ingestão do legume diminui a fome e ajuda na eliminação da gordura acumulada no organismo

atualizado 21/06/2021 17:38

Canva

Emagrecer pode ficar mais fácil com a ajuda de alguns alimentos: a berinjela é um deles. Incluí-la no cardápio é uma forma eficiente de colaborar com a dieta, já que esse alimento diminui bastante a fome e ajuda na eliminação da gordura acumulada no organismo.

Além disso, a berinjela fornece fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino e para o controle do colesterol.

Para emagrecer, a dica é utilizar este legume em várias receitas dentro de um cardápio saudável. Também é importante manter uma rotina de exercícios físicos.

Veja a seguir algumas receitas simples com berinjela que podem ser incluídas no cotidiano:

Suco detox de berinjela

Este suco pode ser tomado no café da manhã ou no lanche da tarde, sendo ideal para hidratar e combater a prisão de ventre.

Ingredientes:

1/2 berinjela;
1 folha de couve;
1 limão espremido;
1 colher de chá de gengibre em pó;
1 copo de água de coco.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e beber o suco gelado em seguida.

Torta de berinjela com frango 

A torta de berinjela com frango é uma receita excelente para ser usada no almoço ou no jantar, juntamente com uma salada verde, por exemplo.

Ingredientes:

4 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
1 xícara de leite desnatado;
1 ovo;
1 colher de sobremesa rasa de fermento;
1 filé (150 g) de frango desfiado;
1 berinjela cortada em cubos;
2 tomates picados;
3 colheres de sopa de ervilha;
½ cebola picada;
Sal e salsinha.

Modo de preparo: refogar a cebola, a salsinha, os tomates, a berinjela, o frango e o sal. Colocar em um recipiente o ovo, a farinha, o leite, a ervilha e o fermento. Adicionar o refogado e misturar bem, colocando em seguida em uma forma untada. Levar ao forno pré-aquecido para assar a 200 ºC por cerca de 30 minutos ou até a massa cozinhar.

Berinjela recheada 

As berinjelas recheadas podem ser feitas tanto para o almoço quanto para o jantar. Os recheios podem ser à base de carne, frango, peixe ou, até mesmo, vegetarianos.

Ingredientes

2 berinjelas;
180 gramas de carne, frango ou peixe cozido e/ou vegetais (temperados à gosto);
100 gramas de queijo branco ralado;
1 colher de chá de azeite de oliva.

Modo de preparo: pré-aquecer o forno a 200ºC e colocar papel vegetal em uma bandeja. Lavar e cortar as berinjelas pela metade. Os cortes devem ser transversais à polpa. Em seguida, colocar sal, pimenta e um pouco de azeite de oliva e assar as berinjelas entre 30 e 45 minutos.

Com uma colher, retirar a polpa da berinjela e misturar com carnes e/ou vegetais, rechear as berinjelas e colocar queijo ralado por cima. Depois, levar ao forno para gratinar.

Chips de berinjela

Esses chips podem ser utilizados como acompanhamento no almoço ou também ser consumido no lanche.

Ingredientes

1 berinjela;
1 pitada de orégano seco;
1 pitada de sal.

Modo de preparo: cortar a berinjela em rodelas finas e colocar uma pitada de sal e de orégano em cada uma. Em seguida, colocar em uma frigideira, de preferência anti-aderente e deixar em fogo baixo. Uma vez torradas de um lado, deve-se virar e esperar que fiquem torradas na outra superfície.

Além de aumentar o consumo de berinjela, também é importante fazer uma alimentação saudável, pobre em gorduras e rica em fibras, e fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana, para aumentar o metabolismo e a perda de peso. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias