metropoles.com

Raspagem da língua: como fazer e para que serve técnica da Ayurveda

De acordo com a medicina indiana, limpeza diária ajuda a prevenir problemas de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Canva
Mulher com a língua para fora - Metrópoles
1 de 1 Mulher com a língua para fora - Metrópoles - Foto: Canva

A Ayurveda, também conhecida como medicina ayurvédica, é um conjunto de conhecimentos que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia como métodos de prevenção e cura de doenças. Os princípios são baseados em estudos do corpo, da alma e da mente desenvolvidos na Índia.

A raspagem da língua, um dos ensinamentos desse conjunto de orientações, vem se popularizando no Brasil.

Na medicina ayurvédica, a  raspagem da língua tem a função de limpar a língua dos resíduos gerados pelo processo de digestão. A saburra é uma excreção do corpo, que pode conter ou não toxinas.As toxinas costumam ser geradas por hábitos e escolhas não saudáveis.

“É um hábito de higiene diário. Sua função é remover resíduos da língua”, explica Deborah Bregantino, terapeuta ayurvédica.

Ela explica que, embora raspadores de língua de vários materiais tenham se popularizado, os de cobre e os de inox são os mais indicados para a prática por serem mais fáceis de higienizar. Entre os benefícios, estão a eliminação de bactérias, fungos, toxinas e outros resíduos, o que previne o mau hálito. A técnica também conservaria as papilas gustativas, colaborando para a melhorar o paladar.

“Quando feita de forma correta e regular, a raspagem da língua traz benefícios e diminui as chances de doenças ortodentárias e o aparecimento de cáries”, explica o Helbert Eustaquio Cardoso da Silva, especialista em Periodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões e doutorando pela Universidade de Brasília.

Ele explica que é uma prática recomendada, pois a língua é um músculo com característica rugosa, que tende a acumular restos de alimentos. “Quando não há essa higiene, costuma-se formar uma pseudo membrana chamada saburra da língua.” Segundo o dentista, a saburra, que em geral é esbranquiçada, se não for higienizada, pode ser confundida com outras lesões. “Se a pessoa tem o hábito de raspar a língua, e de repente percebe essa mancha branca, é hora de procurar um especialista”, orienta Helbert.

Deborah ressalta que as práticas ayurvédicas são indicadas para  todas as pessoas, mas que raspar a língua não é indicado   em caso de inflamações ou feridas na língua.

Como fazer 

De acordo com as orientações da medicina indiana, a raspagem da língua deve ser feita logo no início da manhã, ainda em jejum e antes mesmo de tomar água.

Logo após acordar, a pessoa deve deixar a língua relaxada, e posicionar o raspador – uma colher também pode ser usada para essa função – o mais para trás da boca possível.

Em seguida, deve-se raspar a língua com suavidade de 5 a 10 vezes. E, por fim, enxaguar a boca, escovar os dentes e passar fio dental.

Ayurveda e o inverno 

Além das indicações de higiene, a Ayurveda também contempla cuidados e orientações específicas para a estação mais fria do ano. “No inverno, o corpo contrai os poros, e o fogo interno, chamado de agni, aumenta”, explica Deborah.

O aumento desse fogo interno significa que a fome tende a aumentar. “É o momento adequado para se ter uma alimentação mais robusta, com uma boa nutrição”, explica a terapeuta.

Isso significa incluir mais cozidos, mingaus e sopas com raízes, tubérculos e cereais na dieta, além de utilizar temperos que trazem a sensação de calor, como o gengibre, a pimenta do reino, o cardamomo, o cravo e a canela.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?