Quer emagrecer? Saiba os benefícios de pular corda e como começar

Além de divertido, o exercício melhora o sistema cardiovascular e respiratório, ajuda a fortalecer a musculatura e pode ser feito em casa

atualizado 25/03/2021 12:08

Corda de pularMybest/Reprodução

Apesar de ser associada a brincadeiras de criança, pular corda pode ser uma forma lúdica de perder peso sem sair de casa. A atividade física tem uma longa lista de benefícios e, a cada 30 minutos de exercício, são eliminadas até 300 calorias. Além de emagrecer, a atividade ajuda a tonificar as coxas, a panturrilha, o bumbum e o abdômen.

Pular corda é um exercício aeróbico bastante completo, pois estimula a musculatura e o sistema cardiovascular e respiratório. A atividade também desenvolve a coordenação motora, agilidade e equilíbrio e promove a sensação de bem-estar.

Para emagrecer pulando corda, contudo, é preciso associar a atividade a uma alimentação saudável e equilibrada. Como o exercício é bastante completo, à medida que vai sendo realizado, o metabolismo acelera, favorecendo a perda de calorias e promovendo o emagrecimento saudável.

Apesar de ser um ótimo exercício físico, é importante ter alguns cuidados na hora de pular corda. Um deles é escolher uma superfície plana, para evitar desequilíbrio e quedas. Utilizar um tênis com bom amortecimento, para diminuir o impacto nos joelhos e prevenir lesões, também é uma recomendação importante. Beber água durante a atividade física é outro cuidado essencial.

Pular corda não é indicado para pessoas que estejam muito acima do peso; idosos; grávidas e indivíduos com problemas nas articulações, uma vez que a atividade pode resultar em danos aos joelhos, tornozelos e quadris.

Como começar a pular corda

No início, o indicado é dar pulinhos baixos e saltar somente quando a corda estiver passando perto dos pés por 1 minuto. Descanse por mais 1 minuto e repita o processo por até 20 minutos no total. A postura é muito importante: costas retas, olhos voltados para frente e musculatura abdominal contraída são essenciais para garantir a eficácia do exercício.

Para garantir um emagrecimento saudável, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e em açúcar e investir em ingredientes que aumentam o metabolismo, como gengibre e chá verde, além de praticar outros exercícios que favoreçam a formação de músculos. (Com informações do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias