Quem está morrendo por causa do novo coronavírus no Brasil?

Pasta disponibilizou as doenças associadas às mortes causadas pela Covid-19. Informação é importante para alertar grupos de risco

Homens acima de 60 anos com alguma doença cardíaca. De acordo com o Ministério da Saúde, esse é o perfil majoritário dos mortos pelo novo coronavírus no país.

Nesta sexta-feira (27/03), a pasta divulgou um levantamento com as principais informações sobre os pacientes que morreram desde que a pandemia internacional chegou ao Brasil, há um mês.

Entre as vítimas, 85% apresentavam pelo menos um fator de risco: sendo o principal deles doenças cardíacas (presentes em 47 casos), seguido por diabetes (34 casos), doenças pulmonares (17), doenças renais (10), doenças imunodepressivas (9), doenças neurológicas (6), entre outras.

No grupo analisado (85 pacientes que faleceram), 76 tinham 60 anos ou mais, seis estavam na faixa etária entre 40 e 59 anos e três tinham de 20 a 29 anos.

Do total, 55 das vítimas eram do sexo masculino 30 do sexo feminino.

Na última atualização sobre a situação do coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que já foram registradas 92 mortes e 3.417 casos confirmados da Covid-19.

O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, explica que, apesar do número aparentemente alto de óbitos, a taxa de mortalidade pela Covid-19 no Brasil é de 2,6%, menor do que a média mundial, que já se aproxima de 4%.