metropoles.com

Qual a explicação para comermos mais nos dias frios?

O frio chegou e a preguiça também. Neste período, sentimos mais fome, por isso é importante reforçar o cuidado com as escolhas alimentares

atualizado

Compartilhar notícia

Love Images, Getty Images
friozinho
1 de 1 friozinho - Foto: Love Images, Getty Images

Nos últimos dias, Brasília tem vivido temperaturas mais amenas. As manhãs e tardes são ótimas para ficar em casa e curtir uma preguiça. E as noites, além de deliciosas para passar um tempo debaixo do cobertor, são propícias para maratonar uma série. Em momentos assim, a sensação de fome é mais avassaladora. Será que esse comportamento tem alguma explicação científica?

Quem explica é a nutricionista Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília. Segundo ela, para se aquecer e garantir o funcionamento correto do organismo, o corpo gasta mais energia. A consequência disso é a necessidade maior de ingerir calorias.

O aumento da fome pode desencadear excessos ou escolhas de alimentos piores. Por isso, a nutricionista alerta: prefira itens mais saudáveis. Até porque, além de comermos mais, temos menos vontade de nos movimentarmos.

“Boas opções são sopas e chás, por serem quentinhos, já as verduras e legumes podem ser incluídos na preparação. Alimentos integrais também dão mais saciedade”, explica Michelle. Ela ainda recomenda o consumo de frutas, como maçãs e bananas levadas ao forno com canela, que é um termogênico natural. Por fim, é importante reforçar a ingestão de água.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?