Psoríase: saiba o que é e receitas caseiras para aliviar os sintomas

A doença crônica autoimune não tem cura e deve ser tratada por médicos especializados, mas receitas caseiras podem aliviar o desconforto

atualizado 03/02/2019 16:11

kellykellykelly/istock

A psoríase é uma doença crônica de pele relativamente comum: ela provoca o surgimento de manchas vermelhas e ressecadas que podem causar sensação de coceira ou ligeira queimação ou dor. Autoimune, não contagiosa e de gravidades diferentes conforme a situação do paciente, a psoríase pode ser desencadeada por uma série de fatores, como estresse, infecções, medicamentos, fumo e álcool. Embora geralmente só afete a pele, caso se agrave, a doença pode acabar atingindo as articulações, resultando na artrite psoriática.

Além do tratamento com medicamentos e acompanhamento médico, há algumas opções caseiras que ajudam a aliviar os sintomas da doença. Em pacientes, fazer mergulhos frequentes ou lavar a pele com água do mar pode ajudar a evitar crises devido às propriedades da água e à presença de íons. Banhos de sol (devidamente protegidos com filtro solar e nos horários de menor incidência de radiação), também são favoráveis para lidar com as feridas típicas da enfermidade.

Outras dicas são passar um pouquinho de vaselina líquida diariamente nas lesões ou óleo de copaíba pelo menos três vezes ao dia. Os dois tratamentos ajudam por hidratar a pele e deixar as crostas menos evidentes. É importante salientar que o cuidado caseiro não exclui o tratamento indicado pelo dermatologista mas pode ser útil para complementá-lo, de forma natural.

1. Banho de sal grosso
O sal marinho possui micro-minerais que aliviam os sintomas da psoríase, além de diminuir o estresse, um dos fatores desencadeantes da doença.

Ingredientes

  • 250 g de sal marinho
  • 1 balde cheio com água morna

Modo de preparo

Dissolva o sal na água quente e adicione água fria até a temperatura ficar morna. Jogue esta água no corpo, especialmente nas regiões afetadas, deixando atuar por alguns minutos. Se for possível, fique de molho na banheira com sal grosso. O banho deve ser feito uma vez ao dia, sem utilizar sabonetes, shampoos ou qualquer outro produto na água. Basta a água com sal.

2. Chá de ervas para psoríase
A fumária é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes, tendo ação na regeneração da pele. Ela é muito utilizada em problemas de pele como sarna, urticária e psoríase.

Ingredientes

  • 1/2 colher (de chá) de fumária seca e picada
  • 1/2 colher de flores de calêndula
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Misturar as plantas medicinais em uma uma xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar de uma a três xícaras por dia para aliviar o desconforto da psoríase.

3. Pomada natural para psoríase
Outra opção é usar a pomada de açafrão, que pode ser feita em farmácias de manipulação, sob indicação médica. A curcumina presente na planta reduz quantidade de células T CD8 e as placas de paraqueratose que estão relacionadas à psoríase, melhorando assim a aparência da pele na área lesionada. Além de aplicar a pomada, é indicado consumir 12g de açafrão nas refeições diariamente.

Com informações do portal Tua Saúde.

Últimas notícias