metropoles.com

Paraná pretende fazer convênio com Rússia para produzir vacina da Covid-19

O acordo deve incluir realização de testes, produção e distribuição da vacina anunciada nesta terça (11/8) pelo presidente Vladimir Putin

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Prime Vacinas
1 de 1 Prime Vacinas - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O Governo do Paraná pretende fazer um convênio com a Rússia para produzir a vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou. O acordo deve incluir a realização de testes, a produção e a distribuição da vacina, que foi anunciada nesta terça (11/8) pelo presidente Vladimir Putin como a primeira imunização contra o coronavírus registrada no mundo.

O governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia no Brasil tem agenda marcada às 14h de quarta (12/8) para tratar sobre o assunto. As negociações estão sendo conduzidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). No entanto, para que a iniciativa seja efetivada é necessário que haja uma aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre os ensaios clínicos.

A vacina russa desperta desconfianças na comunidade internacional por conta da velocidade com a qual está sendo produzida. Apesar do registro do medicamento ter sido aprovado pelas autoridades do país, ainda não há artigos científicos publicados que comprovem sua eficácia e segurança.

Nesta terça-feira (11/8), a Organização Mundial de Saúde comentou o anúncio da vacina russa. A entidade declarou que a Rússia “não precisa de sua aprovação” para registrar a vacina, mas a agência internacional necessita ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar sua eficácia e segurança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?